Categories: Todos

Do alto do caminhão a natureza é mais bonita

Imagine percorrer caminhos cercados por mata nativa, atravessar rios, subir morros e contemplar paisagens exuberantes a bordo de um caminhão militar. Essa é a proposta da Arturismo Aventura e Natureza, projeto turístico familiar criado por Adriane Felipetto e seu marido Rudiney Tolio, que vem conquistando, desde de seu início em 2021, cada vez mais adeptos em Santa Maria e municípios da Quarta Colônia, além de expandir os roteiros até a Serra Gaúcha, em Canela. Unindo aventura, memória e valorização da cultura local, a iniciativa vem se consolidando como uma experiência única para quem busca destinos diferentes, cheios de emoção e contato com a natureza.

Uma ideia que nasceu da estrada e do coração

A Arturismo surgiu de forma espontânea, com passeios entre familiares e amigos feitos em caminhões militares antigos, comprados em leilões da reserva do Exército. O que começou como uma diversão de fim de semana, com roteiros improvisados pelas estradas vicinais da região, logo despertou o interesse de outras pessoas. “A gente saía para explorar as trilhas e lugares históricos que muita gente da cidade nem conhecia. Aos poucos, os amigos começaram a convidar outros, e quando vimos, estávamos muitos interessados em viver aquela experiência”, conta Adriane. 

Diante da demanda crescente, a família decidiu profissionalizar o projeto, adaptando os veículos para garantir segurança e conforto, e formalizando a atividade com apoio de guias e roteiros planejados. O nome “Arturismo” nasceu nesse processo, inspirado no filho do casal, o Artur, que desde o início foi um incentivo para oficializar os passeios. “Quando tive a idéia de conectar Artur com turismo ele ficou meio encabulado, mas no fim, eu falei pra ele que tinha tudo a ver”, relembra ela, sorrindo.

Hoje, a Arturismo conta com sete caminhões militares adaptados para o transporte recreativo de passageiros, que, além de funcionais, tornaram-se um símbolo do projeto e já levaram mais de 4.500 pessoas a explorar as belezas da região, seja em roteiros ou feiras. Os veículos, por si só, já são um espetáculo: grandes, robustos, com pintura verde militar e bancos elevados com cinto de segurança, oferecem uma vista privilegiada da paisagem e evocam um sentimento de aventura que encanta adultos e crianças.

Tem gente que diz ‘ah eu quero ir porque é de caminhão’. O vento no rosto, o contato mais próximo com a natureza, o cheiro de terra, tudo isso é uma experiência que só o caminhão consegue proporcionar, e as pessoas adoram. Esse é nosso diferencial”, descreve Adriane.

Roteiros personalizados e conexão com a cultura local

Os passeios oferecidos pela Arturismo são variados, personalizados e pensados para atender aos interesses de cada grupo. Em Santa Maria e municípios vizinhos, como Agudo, Silveira Martins, Itaara, São João do Polêsine entre outros, os roteiros incluem visitas a propriedades rurais, estabelecimentos comerciais locais, museus históricos, trilhas em meio à mata nativa, cachoeiras escondidas, mirantes com vistas de tirar o fôlego e espaços de relevância cultural e patrimonial.

Um diferencial da experiência é a gastronomia, já que os passeios frequentemente incluem paradas em propriedades ou restaurantes selecionados da região, valorizando os sabores locais e aproximando os visitantes da culinária típica do interior gaúcho. O cuidado em oferecer um passeio completo, que une natureza, história, cultura e boa comida, conquista os turistas.

A proposta também contempla atividades educativas para escolas e grupos institucionais. Os passeios com estudantes têm foco na valorização da história local, na preservação do meio ambiente e na vivência prática de conteúdos vistos em sala de aula. “Até em roteiros escolares, as professoras não querem só um passeio. Elas querem um turismo pedagógico, como a gente costuma chamar. Então, a gente monta roteiros que conectam as crianças, com experiências que fazem sentido para o que elas estão aprendendo na escola”, destaca.

Na Serra Gaúcha, o projeto também está presente com um roteiro em Canela, que visita três morros e seus mirantes belíssimos. “É um passeio lindo. Tu anda, assim, 15 minutos de Canela e parece que não está mais em Canela. A gente entra numa mata fechada, nativa, tudo preservado. É lindo de se ver”, descreve Adriane.

Impacto local e planos para o futuro

Além da diversão, a Arturismo também gera impacto econômico na região. Ao incluir pequenos empreendedores nos roteiros, como agroindústrias, artesãos, artistas e famílias que abrem suas propriedades rurais para visitação, o projeto ajuda a movimentar a economia e valorizar o território. 

Os planos para o futuro existem, mas são pensados com cuidado, respeitando o ritmo da família e os limites do projeto. Hoje, a operação é conduzida pela família, e a sazonalidade pesa: no inverno, as atividades diminuem bastante, enquanto o verão exige jornadas intensas. “Tem época em que a gente se vê enlouquecido, sem parar um fim de semana. Mas ainda não temos estrutura para contratar uma equipe fixa. Eu mesma trabalho durante o dia e, às vezes, monto os roteiros à noite, para conseguir dar conta”, conta ela.

Além disso, há um desafio logístico importante: os caminhões militares não foram feitos para viajar longas distâncias, e, muitas vezes, precisam ser transportados em pranchas, o que eleva bastante os custos. “A gente adoraria estar em mais lugares, mas precisa fazer sentido. Para isso, buscamos parcerias locais, onde possamos realizar mais de um passeio em sequência, viabilizando o deslocamento.

Ainda assim, os planos seguem firmes: criar novas rotas temáticas, e promover eventos abertos com música, oficinas e gastronomia típica. “Queremos crescer, mas sempre mantendo o pé no chão e o foco na experiência verdadeira”.

Contatos: Whatsapp – (55) 997336849
Instagram: https://instagram.com/arturismoaventura?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Facebook: https://www.facebook.com/arturismoaventura/

Por: Samara Debiasi
Imagem: Arturismo

Ana

Recent Posts

Desemprego atinge menor nível da série histórica e Brasil soma mais de 102 milhões de pessoas ocupadas

O Brasil registrou a menor taxa de desocupação desde o início da série histórica da…

5 horas ago

Adolescente responsável por ataque em escola do RS presta depoimento e Justiça encerra fase de instrução

O adolescente acusado de ter cometido um ataque que resultou na morte de um aluno…

5 horas ago

Festival All Ghetto celebra 10 anos da All Green Records e da Ghetto com programação cultural em Santa Maria

Santa Maria se prepara para viver dois dias intensos de música, arte e cultura urbana.…

6 horas ago

Zoológico de Sapucaia do Sul reabre nesta quinta com entrada gratuita após surto de gripe aviária

Após mais de dois meses fechado por conta de um foco de gripe aviária, o…

6 horas ago

Escola Municipal de Artes de Santa Maria abre inscrições para cursos gratuitos

A Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet), em Santa Maria, divulgou as datas de…

6 horas ago

Auxílio-Aluguel vítimas de violência doméstica: Uma luta das Mulheres por vida e dignidade

Recentemente, protocolei o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a criar o benefício…

22 horas ago