redacao@revistaenfoco.com.br

ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: O caso do Distrito Criativo de Santa Maria 

Em um cenário global cada vez mais voltado à sustentabilidade e à valorização das expressões culturais locais, o setor conhecido como economia criativa, surge como uma resposta concreta aos desafios contemporâneos de desenvolvimento urbano e fonte de geração de renda, trabalho e valores. 

Uma matéria divulgada no site oficial do Distrito Criativo Centro-Gare (https://distritocriativo.santamaria.br/ ) aponta um estudo onde diz que a economia criativa – da Cultura e das Indústrias Criativas (ECIC) no Brasil, de acordo com dados do Observatório Itaú Cultural, representam 3.11% do PIB do nosso País, movimentando R$ 230,14 Bilhões de reais, se apresentando como uma economia em plena ascensão. 

Esse cenário positivo no PIB reflete também no cenário do desenvolvimento local, pela sua capacidade de geração de empregos, revitalização urbana, incentivo aos setores da moda, design, audiovisual, artesanato, gastronomia e patrimônio cultural local. 

Em nosso município, Santa Maria, esta economia já é uma realidade, e está em curso por meio do Distrito Centro-Gare, um projeto que alia história, cultura, empreendedorismo e inclusão social e patrimônio imaterial, no coração da cidade. O Distrito Criativo é um projeto em movimento, lançado em 2022, com intuito de valorizar e revitalizar o centro histórico da cidade, integrando cultura, sustentabilidade e empreendedorismo local. 

Com foco na governança compartilhada, o projeto Distrito Criativo conta com mais de 20 instituições parceiras, realizando diversas ações e evento como feiras criativas, festivais gastronômicos, oficinas abertas, LabCriativo e o EduTech – que oferecem

oficinas, mentorias e formações – tudo com o propósito de movimentar a economia local e estimular o turismo cultural. 

Dentro dessa perspectiva, a economia criativa se destaca pelo crescimento dos pequenos negócios locais relacionados à moda sustentável e moda circular, conhecidas como Second Hand, brechós e moda artesanais. Em Santa Maria os projetos alinhados à essas propostas vêm ganhando fôlego e protagonismo, especialmente na região do Distrito Criativo, onde iniciativas de moda local integram consciência ambiental e cultural e geração de renda. 

Ações como as do Mercado Criativo – realizadas no entorno da Vila Belga e no LabCriativo – reúne brechós, marcas de upcycling, artesãos e artistas locais, que fortalecem os pequenos empreendedores e promovem o consumo consciente, gerando conexões com a comunidade. 

Para tanto a visibilidade pode, e deve ser, mais ampliada, sob esta perspectiva entra o papel da articulação internacional, como força impulsionadora para dar relevância e destaque à temática. Visando esse alcance, recentemente, em Junho de 2025, Santa Maria foi palco da visita da plataforma internacional Conexiones Creativas – sediada da Colômbia e Espanha. Reconhecida mundialmente por fortalecer ecossistemas criativos na Ibero-América, trouxe especialistas que participaram de workshops, visitas técnicas e intercâmbios com o LabCriativo e os comitês locais. 

Foi o 12º encontro da plataforma Conexiones Creativas que veio ao Rio Grande do Sul em nosso Município para trocar experiências e visitar o Distrito Criativo Centro-Gare, organizado em parceria com a Prefeitura de Santa Maria através da Secretaria de Cultura, Sedac/RS e Sebrae/RS, integrando políticas públicas de cultura e desenvolvimento econômico. 

O evento reforçou a vocação internacional do Distrito e abriu portas para novos projetos colaborativos. Além disso, a presença de HUBS temporários, como o Hub

Criativo Coletivo Pop-Up Eco e Design, demonstrou a versatilidade do território para abrigar iniciativas sustentáveis e inclusivas, conectando economia circular, moda ecológica e design colaborativo, e principalmente, o propósito de gerar desenvolvimento com a economia dos pequenos negócios locais. 

Toda essa rede de fomento à economia criativa não é apenas uma Política Pública, mas sim um movimento vivo, construído com a participação ativa da sociedade civil, dos empreendedores e do setor cultural. Ao valorizar e apoiar os negócios locais que promovem práticas sustentáveis, o Município pode se tornar um exemplo concreto de como a Economia Criativa pode transformar realidades urbanas. 

Nesse sentido, como vereador, reafirmo o compromisso com esse projeto e convido todos os setores da sociedade a seguirmos construindo, juntos, uma Santa Maria inovadora, inclusiva e vibrante, com todo potencial que tem para ser.

1 Comentário:

  • Maria Inês Pereira

    Que orgulho deste meu vereador com um texto leve e explicativo sobre nossa economia criativa
    Obrigada pelo apoio

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade:

Sobre:

Sobre nós

Serviços

Empresas

E+:

Política de privacidade

Anuncie conosco

Suporte ao usuário

Trabalhe conosco

Contato:

© 2024 Criado com 🤍 por Grupo Êxito