A Ascar foi criada em 02 de junho de 1955 e, em 1977, foi criada a Emater/RS, juntas, estas duas instituições são protagonistas da transformação que ocorreu na agropecuária gaúcha. Nestas sete décadas, o Rio Grande do Sul tornou-se um dos maiores produtores agrícolas do país e um importante player mundial. Somos o maior produtor de arroz do Brasil e também de fumo, aveia, canola, bergamota, uva, pêssego, erva-mate, mel, noz-pecã e azeite de oliva. A produção de soja e carnes também tem um forte destaque nacional e representa uma significativa parcela nas exportações do nosso país.
Ao lado do Governo do Estado – com quem mantém vínculo institucional -, e somando forças com prefeituras, instituições de pesquisa, universidades, indústria, produtores empreendedores e entidades do terceiro setor, a Emater/RS-Ascar atuapresencialmente nos 497 municípios gaúchos, executando projetos e ações para mais de 206 mil famílias, em praticamente todos as culturas e criações realizadas no Estado. No arroz com feijão do nosso dia a dia e até na cevada presente na cerveja, pode ter certeza que tem dedicação e trabalho dos extensionistas e classificadores da Emater/RS-Ascar!
Com satisfação, aceitamos o convite da revista EnFoco para começarmos, a partir de hoje,a mostrar um pouco do trabalhoda Emater/RS-Ascar, dos desafios e potenciais que nossa Agropecuária tem a cada nascer e pôr do sol! Neste espaço iremos demonstrar os impactos que o setor tem na tuavida, na vida dos brasileiros e de umaconsiderável parcela dos habitantes do nosso planeta!
Guilherme Passamani
Gerente da Emater/RS-Ascar Região de Santa Maria