Neste momento, o Rio Grande do Sul vive uma mobilização com dezenas de pontos de protesto em todo o estado, onde produtores rurais reivindicam a medida urgente da securitização das dívidas do agro.
Securitizar é transformar dívidas vencidas em um novo financiamento a longo prazo, com condições melhores de pagamento. Para o agricultor, isso representa fôlego financeiro, a chance de continuar produzindo, manter empregos no campo e sustentar suas famílias.
Para a sociedade, significa alimentos mais baratos e de qualidade, estabilidade na economia e segurança alimentar. Sem a securitização, o produtor rural vai se endividar, muitos vão quebrar e os alimentos ficarão muito mais caros!
A verdade é que o agro gaúcho está de joelhos. Depois de anos seguidos de perdas por estiagens, enchentes e dificuldades no crédito, o produtor rural não aguenta mais.
E para ajudar nessa luta, nesta terça-feira, a Câmara de Vereadores votará uma Moção de minha autoria, pedindo ao Governo Federal, senadores, deputados e autoridades competentes que atendam esse clamor: securitização já!
O que está em jogo é a economia, a comida na mesa e a dignidade de milhares de famílias.
O agricultor precisa de apoio. O agro precisa de resposta. Já!