Por Reinaldo Guidolin
Foto: Divulgação
Chapecó (SC) foi palco, entre os dias 3 e 5 de julho, da 24ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul (Intercom Sul), o mais importante evento científico da área na região. Realizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), o congresso reuniu mais de mil participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com o tema “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”, o evento propôs refletir sobre como o campo da comunicação se articula enquanto saber científico, prática profissional e setor estratégico da sociedade. A programação contou com mesas-redondas, minicursos, oficinas e conferências ministradas por especialistas da área, promovendo a troca de experiências e saberes entre estudantes, pesquisadores e profissionais.
As atividades abrangeram diversas áreas da comunicação, como jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, cinema e audiovisual, design, games, rádio e TV, comunicação digital, entre outras.
Entre os destaques da programação estiveram duas premiações: a tradicional Expocom, voltada a trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação em 71 modalidades distintas, e o Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social, que valoriza iniciativas com potencial de impacto na sociedade. Ambas reforçam o papel da comunicação como ferramenta de inovação, cidadania e transformação.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi um dos grandes destaques da Expocom 2025, conquistando prêmios em diversas categorias:
A estudante de Jornalismo e integrante da equipe da Revista Enfoco, Mariana Rodrigues, celebrou nas redes sociais o prêmio conquistado com o documentário Crack: um labirinto no 4º Distrito, realizado de forma independente, com poucos recursos e muita entrega. Em tom emocionado, ela compartilhou os bastidores da produção. “9 de novembro de 2024, este foi o dia em que estudantes de jornalismo foram às ruas de Porto Alegre produzir um documentário nada convencional. Cheios de dúvida em relação ao tema e com medo daquilo que iríamos encontrar, sem nenhum auxílio financeiro ou proteção, apenas a coragem e a vontade de nos provarmos jornalistas”, conta.
Mariana explica que o documentário vai além de retratar a realidade dos dependentes químicos, trata-se de uma escuta sensível de histórias humanas, muitas vezes invisibilizadas pela sociedade. “Sentamos no muro com os dependentes e nos propusemos a ser a ponte que os conectaria com o mundo. Demos a eles a oportunidade de contarem suas histórias, suas vidas, medos, sonhos, o seu dia a dia. Sim, vimos pessoas humanas que, na verdade, não representaram nenhuma ameaça a nós”.
Ao relembrar o momento da premiação, ela destacou a importância do reconhecimento. “Deus nos mostrou que todo o nosso esforço valeu a pena, e que estamos no caminho certo. […] Todos nós cumprimos nosso papel de (futuros) JORNALISTAS, aquele que conta histórias reais, que ouve, acolhe, levanta reflexão e, acima de tudo, aprende”.
O Intercom Sul é um dos eventos regionais que antecedem o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Em 2025, a etapa nacional será realizada em Vitória (ES). Reconhecida como a principal associação científica da área no país, a Intercom tem papel central no fomento à pesquisa e à formação crítica e criativa em comunicação no Brasil.
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…
Quem vive o dia a dia da cidade sabe: muitos dos problemas que enfrentamos —…
Envelhecer é um processo natural, universal e inevitável. Apesar disso, em muitas sociedades, a velhice…