Na semana passada, enquanto estive como presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Santa Maria, tive a honra de receber, na sala da presidência, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, e a vice-reitora, Martha Adaime. A visita reforçou a importância do diálogo permanente entre o Poder Legislativo e a UFSM.
Entre os temas discutidos, colocamos em foco o papel estratégico da UFSM no desenvolvimento econômico do município, elencando caminhos para estreitar ainda mais essa parceria. Dentre eles, destaco a constituição da Comissão Especial para Atração e Realização de Grandes Eventos em Santa Maria — comissão esta presidida por mim e aprovada, também na semana anterior, pela Câmara de Vereadores — que contará com a participação ativa da universidade. Com seu histórico sólido na promoção de eventos científicos de excelência, a UFSM tem todas as credenciais para colaborar com a realização de eventos nos mais diversos segmentos.
Também discutimos o papel social da UFSM em várias frentes, com destaque especial para a causa animal. Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, estamos iniciando um projeto que pretende criar um Observatório da Causa Animal em Santa Maria. A proposta é reunir informações atualizadas e buscar soluções eficientes para essa pauta, cuja importância cresce a cada dia na sociedade.
Eu sou UFSM. Porque a UFSM é parte indissociável da identidade de Santa Maria. Quem acredita em uma cidade mais próspera e justa precisa valorizar essa instituição que é referência internacional e está aqui, nos nossos quintais.
Nosso mandato segue firme no compromisso de aproximar cada vez mais o município da universidade, para juntos construirmos a Santa Maria do futuro: próspera, inclusiva e em sintonia com os avanços da sociedade.








