Venho alertando há tempos sobre os riscos dos gastos públicos desenfreados. A irresponsabilidade fiscal tem consequências graves e os sinais estão por toda parte. A mais recente admissão do Governo Federal de que haverá falta de dinheiro em 2027 é apenas a confirmação do que economistas já vêm alertando: estamos diante de um cenário insustentável nas contas públicas.
A origem do problema está na falta de coragem para cortar privilégios e rever despesas. O governo opta por medidas populistas, como a recém-proposta tarifa gratuita de energia para um número ainda maior de beneficiários. O desconto integral na conta de luz para consumidores de até 80 kWh por mês e um novo “desconto social” para famílias com renda de até um salário mínimo por pessoa. É mais uma ação que pode até render aplausos momentâneos, mas que empurra o país para o abismo fiscal.
Enquanto isso, o rombo vai crescendo. A exclusão dos precatórios da revisão de gastos prevista para 2026 é uma bomba-relógio que explodirá no próximo governo. O cenário projetado mostra que faltará dinheiro até para o básico, inclusive em áreas essenciais, como saúde e segurança.
E a farra com o dinheiro público não para por aí. No Rio Grande do Sul, o Tribunal de Justiça avança na criação de 809 novos cargos em comissão (CCs), com custo estimado em R$ 126 milhões por ano. Um escândalo que revela o quanto o Judiciário também está desconectado da realidade econômica do país.
Aqui em Santa Maria, infelizmente, seguimos a mesma linha. No final de março, a Câmara Municipal aprovou a criação de 21 novos CCs. Enquanto isso, nossa cidade enfrenta desafios sérios, como a crise da previdência.
É por isso que entrei para a política, defendendo as bandeiras do Partido Novo: responsabilidade fiscal, eficiência na gestão e respeito ao dinheiro do pagador de impostos. Se quisermos um país mais justo e próspero, não podemos continuar permitindo esse ciclo vicioso de gastos sem controle.
Luiz Roberto Meneghetti
vereador de Santa Maria
pelo Partido Novo
O agravamento das mudanças climáticas tem gerado impactos significativos em todo o planeta. Oano de…
Nos dias 25 e 26 de outubro, o Lab Criativo, localizado na Vila Belga, será…
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…
View Comments
Sou contra, cada vez mais pessoas,só esperando pelo governo...e nós pagando a conta.
Vão trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro, e deixar de viver só as custas do desgoverno...