Um projeto inovador de reciclagem e recondicionamento de computadores vai oferecer curso gratuito de qualificação profissional no bairro Industrial, em Farroupilha. A iniciativa é uma parceria entre a Associação dos Moradores, o Instituto Alce e o curso de Tecnologias da Informação da UFRGS, responsável pelas aulas.
A proposta une inclusão digital, capacitação profissional e sustentabilidade ambiental. Durante a formação, jovens e adultos aprenderão desde a triagem e desmontagem de equipamentos até reparos, instalação de softwares e recondicionamento.
Os computadores recuperados serão destinados aos participantes, ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a projetos sociais. Já os equipamentos sem possibilidade de uso terão seus componentes reciclados de forma adequada, reduzindo impactos ambientais.
As aulas acontecerão em dois sábados, em período integral, na sala da catequese da igreja do bairro Industrial. As inscrições serão feitas pelo Cras e dependem da captação de pelo menos 20 computadores funcionais. Interessados também podem doar equipamentos danificados ou fora de uso diretamente aos organizadores.
Foto: Luis Carlos Muller
Na última quinta-feira, durante a Confraria do Arquiteto e Engenheiro da Revista EnFoco, abordei um…
O termo “collab”, derivado da palavra inglesa collaboration, significa colaboração. No mundo dos negócios, do…
Santa Maria possui uma longa tradição no setor de confecções, um segmento que há décadas…
Cinema de Santa Maria é premiado no Festival de Gramado O cinema de Santa Maria…
Nos últimos anos, a evolução dos meios digitais trouxe comodidade e agilidade para os consumidores…
O Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília, lançou o Projeto Nós na…