Categories: Eventos

Feira do Livro de Santa Maria divulga 16 dias de programação

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria será realizada de 22 de agosto a 6 de setembro, reunindo literatura, teatro, música e atividades formativas para todas as idades. As ações acontecem na Praça Saldanha Marinho, no Theatro Treze de Maio e na Biblioteca Henrique Bastide, com acesso gratuito. Para as atividades no teatro, os ingressos devem ser retirados na bilheteria, com regras específicas: no projeto Livro Livre, no próprio dia de cada apresentação, a partir das 14h; nos espetáculos infantis voltados a escolas, durante a semana e mediante agendamento; e nos espetáculos infantis para a comunidade, nos finais de semana, com retirada online no dia anterior.

A abertura oficial ocorre no dia 22, às 18h, no Theatro Treze de Maio, seguida, às 19h, pela apresentação de A Sbornia Kontr’Atracka, dentro do Livro Livre. A programação literária e artística contará com bate-papos com personalidades nacionais como Letícia Wierzchowski, Nelson Motta, Jessé Souza e Thiago Lacerda. Também haverá espetáculos para o público infantil e shows musicais com artistas como Vitor Ramil e Mulheres em Movimento.

Entre os espaços e atividades especiais, estão a Nave de Histórias, de 25 de agosto a 6 de setembro, com contação de histórias baseadas em obras de autores santa-marienses, voltada a crianças de 4 a 12 anos; o Conecta Mercado Criativo, de 29 de agosto a 6 de setembro, reunindo empreendedoras da Economia Criativa com artesanato autoral e design sustentável; e a exposição Juan Amoretti – Artista Além-Fronteiras, de 22 de agosto a 6 de setembro, que homenageia o artista peruano radicado em Santa Maria com fotos de obras públicas que marcam a cidade.

A edição de 2025 também marca o lançamento do Programa Cidade Educadora, no dia 1º de setembro, que fará Santa Maria integrar oficialmente a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e a Rede Brasileira de Cidades Educadoras (REBRACE). A proposta busca articular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento humano em todas as áreas da cidade. O encerramento, em 6 de setembro, terá a apresentação de Incidente em Antares no Theatro Treze de Maio, coroando uma programação que une literatura, artes cênicas, música e ações formativas.

amanda

Recent Posts

As Diversas Velhices: Uma Perspectiva Plural sobre o Envelhecimento

O envelhecimento é um fenômeno universal que vem sendo cada vez mais estudado devido ao…

8 horas ago

Tecnologia, Identidade e Futuro: Por que esses temas precisam estar na sala de aula?

Vivemos em um tempo em que a velocidade da mudança e das transformações tecnológicas supera…

8 horas ago

Nem Todo Pai é Ausente, Nem Toda Mãe é Justa: O Complexo Universo da Parentalidade

Por Eizzi Benites Melgarejo – OAB/RS 86.686 – especialista em direito de família e sucessões…

9 horas ago

A epidemia silenciosa: a violência contra a mulher como questão de humanidade

A violência contra a mulher é uma realidade global e histórica, uma "epidemia silenciosa" que…

9 horas ago

Batata-doce coloca o Rio Grande do Sul no topo da produção nacional

Já ouviu dizer que comida saudável não tem gosto bom? Pois no caso da batata-doce,…

9 horas ago

Hospital Municipal de Novo Hamburgo fecha UTI após detecção de superbactéria

Por Reinaldo Guidolin Foto: Marcelo Kervalt / Zero Hora O Hospital Municipal de Novo Hamburgo,…

18 horas ago