O Conecta Mercado Criativo é uma Feira Criativa de Santa Maria que celebra a identidade cultural da cidade. A última edição ocorreu em 2 e 3 de agosto, realizado no hall de entrada do Royal Plaza Shopping, a programação contou com visitação gratuita durante todo o final de semana. Foram 13 empresas participantes do evento, expondo e comercializando produtos variados como bolsas de crochê, itens de maternidade, conjuntos de vestuário infantil, arte têxtil, colares, brincos, artigos de decoração, mochilas, nécessaires, além de peças confeccionadas com crochê, tricô, macramê e materiais reutilizados por meio da técnica de upcycling. Agora, a próxima edição retorna juntamente com a Feira do Livro de Santa Maria, com cerca de 40 empreendedoras expondo seus trabalhos entre os dias 30/08 e 06/09.
O evento faz parte de uma série de ações do projeto Economia Criativa 2025, uma iniciativa do Sebrae RS e da Prefeitura de Santa Maria. A participação destas valoriza negócios criativos e apresenta ao público uma diversidade de produtos originais e que reforçam a cultura local. A feira faz com que essas empresas possam acessar novos canais de comercialização, contribuindo diretamente para a geração de renda, o fortalecimento do empreendedorismo local e a valorização da produção cultural de forma sustentável e competitiva.
Jornada empreendedora
Uma dessas 13 empreendedoras foi a Roberta Cordeiro, proprietária da empresa Arte e Costura. Roberta iniciou sua jornada no Projeto de Economia Criativa no início do ano, participando das capacitações em Design e Artesanato: transformação e desenvolvimento. O programa teve como foco mostrar como o design pode ser uma poderosa ferramenta para transformar o artesanato, valorizando os produtos, resgatando a cultura local e inserindo artesãs e artesãos no mercado contemporâneo. A partir destas capacitações, Roberta começou a desenvolver os seus produtos.
A empreendedora também participou de workshops sobre como expor em feiras, além de formações em marketing, comunicação e vendas. Como resultado dessa trajetória de aprendizado e aprimoramento, ela participou do evento, e pela primeira vez conseguiu apresentar seu trabalho ao público em uma feira, realizando vendas, recebendo novas encomendas e estabelecendo novos contatos.
Roberta conta que foi uma experiência incrível e que superou todas as expectativas: “As consultorias realizadas ao longo desses meses com a Fernanda e o Stefan, assim como a missão à Porto Alegre, foram fundamentais para meu crescimento e preparação. Esse incentivo fez toda a diferença para que eu pudesse mostrar meu trabalho com confiança e alegria”.
Sobre o Projeto de Economia Criativa:
O projeto tem como objetivo capacitar 84 empreendedores criativos de Santa Maria, fornecendo as ferramentas e conhecimentos necessários para transformar ideias em produtos de valor agregado. As ações buscam transformar a criatividade local em produtos exclusivos e de alta qualidade, promovendo a identidade cultural e iconográfica da cidade.
Para isso, o projeto se apoia em três pilares: Desenvolvimento de produtos, por meio de consultorias e workshops para criação de peças que traduzam a identidade cultural local com qualidade e inovação; Estruturação da gestão, a partir do suporte em planejamento financeiro, marketing estratégico, gestão de pessoas e melhoria de processos, fortalecendo a competitividade; e acesso a novos mercados, com a inserção dos produtos em feiras criativas, missões técnicas e plataformas digitais, ampliando visibilidade e alcance.
Fotos: Secom PMSM.