O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (7), um projeto inédito no Brasil: a autorização para implantação, operação e exploração privada de uma ferrovia de transporte de passageiros dentro de um Estado. A iniciativa prevê a ligação entre Porto Alegre e Gramado por trem, com trajeto estimado em apenas uma hora, operando em duas vias férreas – uma para cada sentido. O investimento, de R$ 4,5 bilhões, será totalmente privado, aportado pela empresa SulTrens, e deve gerar mais de 22 mil empregos diretos e indiretos. A previsão de início da operação é de sete anos, com concessão de 99 anos à companhia.
O traçado vai conectar a capital a Gramado passando por 19 municípios e influenciando diretamente outros três, totalizando 22 cidades. Entre as estruturas previstas, estão 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — incluindo um sobre a FreeWay (BR-290) — e nove túneis. As estações ficarão próximas ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Av. das Hortênsias, entre Gramado e Canela.
A proposta foi resultado de um ano de estudos técnicos e pareceres jurídicos, que garantiram segurança regulatória e viabilidade econômica. O governo estadual, por meio da Secretaria de Logística e Transportes, será responsável por fiscalizar o contrato e receber relatórios trimestrais da concessionária.