Foto: Vitor Rosa/Secom
O tradicional Festival de Cinema de Gramado foi oficialmente aberto nesta sexta-feira (15/8), em cerimônia realizada no Palácio dos Festivais. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, que destacou a importância do festival como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul e como uma vitrine internacional para o audiovisual brasileiro e latino-americano.
Leite ressaltou que o festival também simboliza a força da reconstrução do Estado após os desafios enfrentados no ano passado, com o apoio do governo federal, das prefeituras e da iniciativa privada. Segundo ele, eventos como esse mostram que o Rio Grande do Sul está se reerguendo e preparado para receber turistas e impulsionar sua economia criativa.
O governo estadual é um dos principais apoiadores da edição 2025, com investimento de cerca de R$ 1,3 milhão, por meio das secretarias da Cultura (Sedac) e do Turismo (Setur), além da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS). A distribuição dos recursos foi feita da seguinte forma:
A Sedac também participa da programação com ações como:
A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado segue até o dia 23 de agosto, com exibições e competições de longas e curtas-metragens brasileiros e gaúchos. A programação inclui homenagens especiais, como o Kikito de Cristal ao ator Rodrigo Santoro, e atrações que unem tradição e inovação, mantendo Gramado como um dos principais polos do cinema nacional.
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…
Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio Quando se fala em…
O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…
A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…