Foto: Vitor Rosa/Secom
O tradicional Festival de Cinema de Gramado foi oficialmente aberto nesta sexta-feira (15/8), em cerimônia realizada no Palácio dos Festivais. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, que destacou a importância do festival como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul e como uma vitrine internacional para o audiovisual brasileiro e latino-americano.
Leite ressaltou que o festival também simboliza a força da reconstrução do Estado após os desafios enfrentados no ano passado, com o apoio do governo federal, das prefeituras e da iniciativa privada. Segundo ele, eventos como esse mostram que o Rio Grande do Sul está se reerguendo e preparado para receber turistas e impulsionar sua economia criativa.
O governo estadual é um dos principais apoiadores da edição 2025, com investimento de cerca de R$ 1,3 milhão, por meio das secretarias da Cultura (Sedac) e do Turismo (Setur), além da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS). A distribuição dos recursos foi feita da seguinte forma:
A Sedac também participa da programação com ações como:
A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado segue até o dia 23 de agosto, com exibições e competições de longas e curtas-metragens brasileiros e gaúchos. A programação inclui homenagens especiais, como o Kikito de Cristal ao ator Rodrigo Santoro, e atrações que unem tradição e inovação, mantendo Gramado como um dos principais polos do cinema nacional.
Celebramos hoje, 22 de agosto, o Dia do Educador Especial, profissionais que carregam a missão…
Fragilidades que exigem auditoria estratégica como diferencial competitivo A cada ano, mais empresas brasileiras enfrentam…
Conhecida como polo militar, Santa Maria abriga uma das maiores concentrações de quartéis do Brasil,…
Algumas das melhores companhias que já tive foram comigo mesma. Adoro estar com pessoas, fazer…
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lança na próxima quinta-feira, 28 de agosto, o…
Figura marcante na educação e nas artes cênicas, Edna Mey Cardoso será homenageada com o…