A semana começa com a celebração da cultura, da música e da memória na Quarta Colônia de Imigração Italiana. Até o dia 3 de agosto, o distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, recebe a 40ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM (FIIUFSM) e a 40ª Semana Cultural Italiana.
Criado em 1986, o Festival tem como objetivo promover o desenvolvimento da atividade musical em sintonia com a comunidade. A parceria entre a UFSM, a prefeitura municipal e a comunidade local garante a continuidade desse encontro, que conta também com apoio da University of Georgia, dos Estados Unidos.
Além dos tradicionais concertos, o evento deste ano oferece oficinas em diversas áreas da música: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarineta, fagote, trompete, trombone, percussão, piano, regência de orquestra e educação musical. Também haverá prática de orquestra sinfônica.
A programação artística inclui recitais diários, com apresentações solo, de música de câmara e orquestra sinfônica — todos gratuitos e abertos ao público. O encerramento será no dia 2 de agosto, com concerto no Teatro do Centro de Convenções da UFSM, em Santa Maria.
Com foco na formação e na inclusão, o Festival ainda oferece uma oficina de musicalização para crianças da comunidade, com aulas de flauta doce e violão ministradas por acadêmicos do curso de Música da UFSM. As atividades ocorrem à tarde, com inscrições gratuitas feitas diretamente na secretaria do evento.
Outro destaque é o curso de formação continuada em música para professores da educação infantil, com encontros voltados a práticas e reflexões sobre o ensino de música na primeira infância. A capacitação será ministrada por docentes, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.
Como parte das ações de internacionalização, o Festival também irá selecionar estudantes para um intercâmbio na University of Georgia, nos Estados Unidos, entre janeiro e março de 2026.
Ao longo de suas quatro décadas, o FIIUFSM já reuniu estudantes de vários países — como Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Alemanha e EUA — e contou com a participação de professores de renomadas instituições da Europa, América Latina, Oriente Médio e América do Norte.
O Senador Hamilton Mourão (Republicanos) cumpre agenda nesta segunda e terça-feira (28 e 29 de…
O Rio Grande do Sul vive um dos cenários mais críticos da última década em…
Santa Maria já se prepara para a 3° edição da maior maratona do interior do…
Um ciclone extratropical atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28), causando…
Não se trata de mais verbas, e sim de projetos de quem estudou o plano…
O evento deve gerar negócios entre fornecedores e compradores do setor No dia 7 de…