Após três anos sendo realizado fora da cidade, o maior festival de danças tradicionalistas da categoria juvenil no Rio Grande do Sul volta ao centro do estado. A 21ª edição do Concurso Estadual de Danças Tradicionais Juvenis, o Juvenart, iniciou na quarta-feira (30), no Ginásio Polivalente do Centro de Eventos da UFSM, em Santa Maria. O evento reuniu mais de 140 grupos, com a participação direta de cerca de 3,5 mil jovens. As apresentações da finalíssima júnior iniciaram às 8 horas deste domingo (3).
O Juvenart é um festival de artes tradicionalistas voltado à juventude gaúcha. Criado em Santa Maria, o evento reúne anualmente dezenas de grupos de todo o Rio Grande do Sul. Em 2024, a 20ª edição bateu recorde de participação com 142 grupos e mais de 10 mil pessoas envolvidas, durante cinco dias de programação no Recanto Maestro, em Restinga Sêca.
Ao longo do ano, os participantes se preparam para os dias de apresentações, nos quais disputam as modalidades de Danças Tradicionalistas, Danças Gaúchas de Salão, Chula e categorias júnior e sênior. Não há premiação em dinheiro, apenas troféus simbólicos. O destaque está na vivência artística e no fortalecimento dos vínculos com a cultura regional.
A programação completa do evento pode ser acompanhada pela página oficial do Juvenart no Instagram.
Foto: reprodução