– Por Guilherme Badke
Enfim, uma boa notícia para quem trafega pela RSC-287. Nesta segunda-feira (1º), estivemos na ponte caída e com a presença do governador Eduardo Leite para assinar a ordem de serviço de construção das novas pontes sobre o Arroio Grande. As obras, que começam ainda nesta semana, são parte da reconstrução da rodovia após os estragos provocados pelas enchentes de 2024.
A primeira ponte terá 69 metros de extensão (contra 44 m da antiga), será dois metros mais alta e contará com acessos em pedras no lugar de terra, aumentando a resistência diante de eventos climáticos. Também haverá 400 metros de duplicação em cada lado, totalizando 800 metros. O investimento previsto é de R$ 60 milhões.
Essa primeira estrutura será erguida ao lado direito das pontes metálicas do Exército, no sentido Porto Alegre – Santa Maria. O cronograma é de seis meses, ou seja, até fevereiro de 2026, para que o tráfego seja normalizado, com a nova ponte liberada em mão dupla. Nesse momento, as pontes metálicas provisórias e os escombros da estrutura antiga serão retirados.
Em seguida, será construída a segunda ponte, no mesmo local da estrutura que cedeu. A previsão é iniciar em março de 2026 e terminar em setembro de 2026. Assim, a duplicação completa do trecho de 800 metros, com quatro pistas (duas em cada sentido), deve ser finalizada em até 13 meses.
Outra obra também foi anunciada: no Arroio Barriga, entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais, a nova ponte será erguida no mesmo ponto da atual. O custo previsto é de R$ 20 milhões e a entrega está programada para fevereiro de 2026.
Essa é uma grande vitória para Santa Maria e Região. Principalmente os distritos e bairros da região leste que utilizam de maneira recorrente a ponte. Seguiremos fiscalizando e pressionando para que os prazos sejam cumpridos. Nosso foco é e sempre será nos resultados!