O Rio Grande do Sul deve enfrentar um domingo (27) de tempo instável e condições severas, conforme alerta emitido pela Defesa Civil estadual e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O avanço de uma frente fria vai provocar chuva forte e persistente, com risco de temporais isolados, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h.
A formação das instabilidades está associada a um sistema de baixa pressão atmosférica que se aprofunda sobre o Estado, favorecendo a presença de nuvens carregadas. O cenário mais crítico está previsto para a madrugada, especialmente nas regiões Oeste, Missões e Central, onde a combinação de umidade e calor intensifica a possibilidade de tempestades com descargas elétricas.
As regiões da Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Taquari, Sinos e Caí devem registrar os maiores volumes de chuva, com acumulados entre 60 e 100 milímetros. Nas demais áreas do Estado, os volumes devem variar entre 20 e 50 milímetros, podendo ultrapassar os 60 mm em pontos isolados.
O alerta da Defesa Civil recomenda atenção redobrada da população, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores.
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…
Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio Quando se fala em…
O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…
A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…