O Rio Grande do Sul deve enfrentar um domingo (27) de tempo instável e condições severas, conforme alerta emitido pela Defesa Civil estadual e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O avanço de uma frente fria vai provocar chuva forte e persistente, com risco de temporais isolados, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h.
A formação das instabilidades está associada a um sistema de baixa pressão atmosférica que se aprofunda sobre o Estado, favorecendo a presença de nuvens carregadas. O cenário mais crítico está previsto para a madrugada, especialmente nas regiões Oeste, Missões e Central, onde a combinação de umidade e calor intensifica a possibilidade de tempestades com descargas elétricas.
As regiões da Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Taquari, Sinos e Caí devem registrar os maiores volumes de chuva, com acumulados entre 60 e 100 milímetros. Nas demais áreas do Estado, os volumes devem variar entre 20 e 50 milímetros, podendo ultrapassar os 60 mm em pontos isolados.
O alerta da Defesa Civil recomenda atenção redobrada da população, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores.
O agravamento das mudanças climáticas tem gerado impactos significativos em todo o planeta. Oano de…
Nos dias 25 e 26 de outubro, o Lab Criativo, localizado na Vila Belga, será…
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…