Aconteceu hoje (07), o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente- que sou criadora e presidenta. A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Santa Maria e reuniu autoridades locais, representações de entidades e membros da sociedade civil.
Um feito marcante para o nosso município, representando o nosso compromisso com o futuro das nossas crianças e adolescentes, promovendo a defesa dos direitos na saúde, segurança, desenvolvimento escolar e social. Com um olhar atento para garantir que cada criança e adolescente de Santa Maria tenha acesso às oportunidades que merece.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se representantes do Conselho Tutelar, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria da Segurança Pública, do Projeto Imposto Solidário, das comissões da Família e da Criança e Adolescente da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), do Conselho das Crianças e dos Adolescentes (CONDICA) e da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA). Além da participação da vereadora Helen Cabral e representantes dos vereadores Rudys Rodrigues e Marcelo Bisogno.
O evento foi estruturado para não apenas apresentar as diretrizes da Frente, mas também ouvir as necessidades e sugestões daqueles que atuam na linha de frente dos direitos das crianças e adolescentes no município. Destacou-se a necessidade de uma colaboração contínua entre os órgãos para fortalecer as políticas públicas.
Entre suas principais metas, destacam-se:
Garantia de Direitos:Trabalhar para que os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) sejam efetivamente implementados e respeitados em todos os níveis. Combate à Exploração e Violência Sexual: Promover campanhas e políticas que visem a prevenção e o combate à exploração sexual e outras formas de violência, além de oferecer suporte às vítimas.
Defesa dos Direitos: Propor medidas que reforcem e ampliem a proteção legal aos direitos das crianças e adolescentes, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas.
Promoção da Segurança: Desenvolver programas e ações que visem aumentar a segurança das crianças e adolescentes em suas comunidades, incluindo a criação de ambientes mais seguros em escolas e espaços públicos.
Inovações Legais: Sugerir e trabalhar pela atualização da legislação existente, criando novas leis que atendam as necessidades e desafios contemporâneos enfrentados por essa população.
Fortalecimento de Políticas Públicas: Colaborar com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil para fortalecer a implementação de políticas públicas direcionadas ao bem-estar das crianças e adolescentes.
A música e a arte não são apenas expressões culturais para estas mulheres, são verdadeiros…
Celebramos hoje, 22 de agosto, o Dia do Educador Especial, profissionais que carregam a missão…
Fragilidades que exigem auditoria estratégica como diferencial competitivo A cada ano, mais empresas brasileiras enfrentam…
Conhecida como polo militar, Santa Maria abriga uma das maiores concentrações de quartéis do Brasil,…
Algumas das melhores companhias que já tive foram comigo mesma. Adoro estar com pessoas, fazer…
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lança na próxima quinta-feira, 28 de agosto, o…