Foto: Mychel Legnaghi
O mês de junho começou com marcas históricas de frio no Rio Grande do Sul. A madrugada deste domingo (1º) foi a mais gelada do ano até agora, com mínima de 3,6ºC abaixo de zero registrada por uma estação particular em baixada de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste. O registro superou a menor temperatura até então em 2025, de -2,1ºC, anotada em São José dos Ausentes em 21 de maio.
Com isso, o estado contabiliza dez madrugadas com temperaturas negativas em 2025, sendo três em abril, seis em maio e agora a primeira em junho. O frio deste domingo marca também a quarta madrugada consecutiva de temperaturas muito baixas no território gaúcho, sob influência da massa de ar polar que ingressou na região na metade da semana passada e que chegou a provocar neve nos Campos de Cima da Serra na quinta-feira (30).
Outras cidades gaúchas também amanheceram com marcas negativas neste domingo, como Pedras Altas (-1,7ºC), Bagé (-0,8ºC) e Santa Rosa (-0,5ºC). Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destacam-se mínimas de 1,1ºC em Quaraí; 1,5ºC em Dom Pedrito e 1,9ºC em Cruz Alta. Porto Alegre teve mínima de 8,8ºC no Jardim Botânico, e Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, registrou 5,8ºC.
Segundo a MetSul Meteorologia, o frio vai continuar nos próximos dias e seguirá abaixo de zero em áreas do Sul do Brasil. As madrugadas deste domingo e segunda-feira (2) devem ter novas marcas negativas principalmente nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e em pontos isolados do Sul do Paraná.
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…
Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio Quando se fala em…
O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…