Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
Os governadores dos estados do Sul e Sudeste se reunirão no próximo dia 19, em Curitiba, para discutir uma posição conjunta rumo à COP30. O encontro será realizado durante a 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e servirá como uma espécie de “pré-COP”, com foco especial na preservação da Mata Atlântica.
Entre os presentes estarão Eduardo Leite (RS), Ratinho Jr. (PR), Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Jorginho Mello (SC), Cláudio Castro (RJ) e Renato Casagrande (ES). A proposta é elaborar um documento com as prioridades ambientais da região a ser entregue ao embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, e ao governo federal.
Embora a conferência internacional, marcada para novembro em Belém (PA), tenha a Amazônia como principal foco, os governadores querem garantir visibilidade à importância da Mata Atlântica, bioma predominante nas regiões Sul e Sudeste e igualmente ameaçado.
A movimentação reforça a tentativa de protagonismo regional na agenda climática nacional e internacional, com alinhamento entre diferentes espectros políticos em torno de uma pauta ambiental comum.