Diante dos recentes casos de feminicídio no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite reuniu secretários nesta terça-feira (22) para alinhar novas ações integradas de enfrentamento à violência contra a mulher. Em reunião no Palácio Piratini, Leite destacou a necessidade de atuação conjunta entre diferentes áreas do governo, indo além da segurança pública.
“Não vamos descansar enquanto não tivermos um ambiente mais seguro para as mulheres no RS”, afirmou o governador, visivelmente abalado com os dez feminicídios registrados nos últimos dias.
Entre as ações já implementadas pelo Estado estão:
Em 2024, o Estado já havia registrado queda de 15% nos feminicídios em relação ao ano anterior. Ainda assim, o governo reconhece que é preciso avançar mais. Uma das frentes será o estímulo à denúncia, mas também a detecção ativa de casos ocultos pela cultura do silêncio ou medo.
Empreendedorismo feminino também será fortalecido com os programas Mulher Empreendedora Chefe de Família e Avança Mulher Empreendedora, que combinam capacitação, acolhimento e acesso a crédito para garantir autonomia financeira às mulheres.
Com medidas concretas e o engajamento de diversas secretarias, o Estado busca consolidar uma rede de proteção forte e eficaz, que acolha, empodere e salve vidas.
Por: Samara Debiasi
Imagem: Governo do Estado
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…
Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio Quando se fala em…
O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…