Começa nesta quinta-feira (28) o 1º Festival de Cinema de Gravataí, evento que se estende até sábado (30) e reúne uma programação diversificada voltada à valorização do audiovisual e da cultura. Com três mostras competitivas, debates, painéis com profissionais da área e atividades paralelas, o festival também inclui a Feira Afro de Mulheres Negras Empreendedoras, que ocupa o saguão do Shopping Gravataí com exposição de produtos, música, sarau literário e atrações culturais.
A abertura oficial está marcada para as 19h, no Cinema Arcoplex do Shopping Gravataí, seguida da Mostra Estadual – Documentário, com filmes produzidos em Porto Alegre, Estrela, Alegrete e Veranópolis. Já pela tarde, a Mostra Municipal Expandida exibe curtas documentais de Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Glorinha, com bate-papo entre diretores e público. Também haverá a Sessão Retrô, às 17h30, com clássicos como Antes que chova, de Daniel Marvel, e O dia em que Dorival perdeu a guarda, de Jorge Furtado.
Toda a programação conta com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade. Nos dias 29 e 30, as atividades passam a ocorrer no Sesc Gravataí, com exibições, debates e painéis de formação, ampliando o espaço de diálogo sobre cinema e produção audiovisual no estado.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o festival é uma produção da Cia de Atores Independentes. Ao todo, 32 filmes foram selecionados entre 106 inscritos, avaliados por um grupo de curadores que considerou critérios como temática, direção, fotografia e abordagem. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.
Foto: Gysa Santana/G24