A Justiça do Rio Grande do Sul deu 24 horas para que o governo estadual e o Ministério da Agricultura esclareçam a morte de cerca de 100 aves por gripe aviária no zoológico de Sapucaia do Sul. A juíza Patrícia Antunes Layder quer saber se os órgãos sabiam das mortes e se houve inspeção no local. Também proibiu qualquer movimentação ou descarte de animais sobreviventes até nova ordem judicial.
Segundo o governo gaúcho, ações para conter o surto já vinham sendo tomadas desde sexta-feira (16), com o isolamento das áreas afetadas, fechamento do parque e atuação integrada entre secretarias. A vigilância segue com monitoramento diário dos animais e medidas de biossegurança.
A Secretaria da Saúde acompanha os servidores envolvidos, com monitoramento por até 14 dias. O número de funcionários no parque foi reduzido, e EPIs são de uso obrigatório.
Até o momento, o Ministério da Agricultura monitora oito casos suspeitos em diferentes estados, incluindo RS, SC, TO, CE e PA. O vírus H5N1 atinge principalmente aves e, segundo autoridades, não é transmitido pelo consumo de carne ou ovos. O Brasil nunca registrou infecção em humanos.
Imagem: G1
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…
Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio Quando se fala em…
O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…
A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…