Por Amanda Teixeira
De um espetáculo inspirado na Amazônia à vibração do musical Chicago: foi com essas criações que o grupo de dança do Espaço Revelle, de Santa Maria, conquistou a classificação para o World Championship Universal Dance, que será realizado no Panamá, em outubro de 2026. O anúncio da seleção veio após o grupo brilhar no palco do Universal Dance Intercâmbio Cultural em Florianópolis, onde representaram o Rio Grande do Sul ao lado de outras três escolas brasileiras, dividindo espaço com bailarinos de outros países, incluindo Argentina, Uruguai e Chile.
A diretora, professora e coreógrafa, Lianeli Oliveira, explica que o caminho até a classificação começou em 2023, no festival São Chico em Dança, quando o Revelle foi selecionado pela embaixadora Carol Danni para o intercâmbio cultural. Após meses de preparação e expectativas, veio o reconhecimento: duas coreografias foram classificadas diretamente para a etapa mundial.
Uma delas é “Riqueza Brasileira”, um jazz contemporâneo que nasceu dentro do espetáculo “Amazônia – Fauna, Flora, Frutos e Flores”, apresentado em 2022. Ao som de Na Mata, de Barbatuques, a coreografia “celebrou a força e a diversidade da cultura brasileira, representando nossas raízes, nossa natureza e a energia do nosso povo”. A obra ganhou prêmio de Melhor Coreografia Nacional.
A outra coreografia, “All That Urban”, tem inspiração no clássico musical Chicago, com criação da acadêmica de Dança – Bacharelado da UFSM, Júlia Lutiere. A obra foi apresentada ao público pela primeira vez na competição e ganhou o prêmio de Melhor Coreografia de Free Jazz do evento. “A gente sempre imaginou que era um evento muito bom e supriu todas as nossas expectativas. Era tudo muito organizado, todo mundo muito educado e foi uma troca cultural muito boa”, reflete a professora.
Quem viveu tudo de perto foi Nicolle Rosa de Cristo, bailarina presente nas duas coreografias classificadas. Para ela, a experiência em Florianópolis foi única, apesar de todas as dificuldades e ensaios para chegar até o evento. Agora, a espera é para a viagem do próximo ano: “Sabemos que não vai ser fácil, mas depois desse festival temos mais certeza ainda de que quando sonhamos juntos, é possível sim”.
Com a vaga no mundial garantida, o grupo se prepara para o novo desafio: viabilizar a viagem internacional. A diretora afirma que “para a viagem para o mundial acontecer precisamos de duas coisas essenciais, aulas e ensaios, o que podemos garantir que conseguimos”. Além disso, a participação depende de apoio de empresas e da comunidade para que consigam arcar com os custos. O contato com a escola pode ser feito pelo número de WhatsApp (55) 99667-6726 ou pelo Instagram @espaco_revelle.
Dra. Luma Pedrotti apresenta método eficaz para o verão Com a chegada do verão, muitas…
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…