Por Amanda Teixeira
De um espetáculo inspirado na Amazônia à vibração do musical Chicago: foi com essas criações que o grupo de dança do Espaço Revelle, de Santa Maria, conquistou a classificação para o World Championship Universal Dance, que será realizado no Panamá, em outubro de 2026. O anúncio da seleção veio após o grupo brilhar no palco do Universal Dance Intercâmbio Cultural em Florianópolis, onde representaram o Rio Grande do Sul ao lado de outras três escolas brasileiras, dividindo espaço com bailarinos de outros países, incluindo Argentina, Uruguai e Chile.
A diretora, professora e coreógrafa, Lianeli Oliveira, explica que o caminho até a classificação começou em 2023, no festival São Chico em Dança, quando o Revelle foi selecionado pela embaixadora Carol Danni para o intercâmbio cultural. Após meses de preparação e expectativas, veio o reconhecimento: duas coreografias foram classificadas diretamente para a etapa mundial.
Uma delas é “Riqueza Brasileira”, um jazz contemporâneo que nasceu dentro do espetáculo “Amazônia – Fauna, Flora, Frutos e Flores”, apresentado em 2022. Ao som de Na Mata, de Barbatuques, a coreografia “celebrou a força e a diversidade da cultura brasileira, representando nossas raízes, nossa natureza e a energia do nosso povo”. A obra ganhou prêmio de Melhor Coreografia Nacional.
A outra coreografia, “All That Urban”, tem inspiração no clássico musical Chicago, com criação da acadêmica de Dança – Bacharelado da UFSM, Júlia Lutiere. A obra foi apresentada ao público pela primeira vez na competição e ganhou o prêmio de Melhor Coreografia de Free Jazz do evento. “A gente sempre imaginou que era um evento muito bom e supriu todas as nossas expectativas. Era tudo muito organizado, todo mundo muito educado e foi uma troca cultural muito boa”, reflete a professora.
Quem viveu tudo de perto foi Nicolle Rosa de Cristo, bailarina presente nas duas coreografias classificadas. Para ela, a experiência em Florianópolis foi única, apesar de todas as dificuldades e ensaios para chegar até o evento. Agora, a espera é para a viagem do próximo ano: “Sabemos que não vai ser fácil, mas depois desse festival temos mais certeza ainda de que quando sonhamos juntos, é possível sim”.
Com a vaga no mundial garantida, o grupo se prepara para o novo desafio: viabilizar a viagem internacional. A diretora afirma que “para a viagem para o mundial acontecer precisamos de duas coisas essenciais, aulas e ensaios, o que podemos garantir que conseguimos”. Além disso, a participação depende de apoio de empresas e da comunidade para que consigam arcar com os custos. O contato com a escola pode ser feito pelo número de WhatsApp (55) 99667-6726 ou pelo Instagram @espaco_revelle.
O agravamento das mudanças climáticas tem gerado impactos significativos em todo o planeta. Oano de…
Nos dias 25 e 26 de outubro, o Lab Criativo, localizado na Vila Belga, será…
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…