Hoje, Santa Maria amanheceu mais silenciosa.
Hoje, o céu recebeu um verdadeiro guerreiro.
Hoje, nos despedimos do Guapo, o cão de busca, salvamento e amor um herói de quatro patas que marcou para sempre a história do nosso município, do nosso Estado e do nosso país.
Falo como vereador, sim, mas acima de tudo, falo como cidadão emocionado, grato e profundamente tocado pela trajetória deste animal extraordinário. Guapo não foi apenas um cão: ele foi símbolo de bravura, de esperança e de lealdade. Um verdadeiro servidor da vida.
Em fevereiro de 2022, tive a honra de propor, por meio da Câmara de Vereadores de Santa Maria, uma Moção de Congratulação ao Guapo, ao seu tutor e parceiro inseparável, o Sargento Alex Sandro Teixeira Brum, pela atuação heroica na tragédia de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ali, em meio à dor, à lama e ao desespero, Guapo provou que coragem não se mede pelo tamanho, mas pela disposição em servir.
Foi um dos momentos mais marcantes do meu mandato. Homenagear Guapo em vida foi reconhecer sua entrega silenciosa, suas missões arriscadas, suas contribuições inestimáveis ao lado do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) de Santa Maria. Foram 10 anos de bravura, dedicação e resgates que salvaram histórias inteiras. Como não honrar um ser tão leal?
Em julho de 2024, Guapo se aposentou das operações, mas não deixou de cuidar das pessoas. Iniciou uma nova missão como cão de cinoterapia, visitando hospitais, abrigos e instituições. Trocou o uniforme pela leveza de um carinho, mas manteve sua essência: cuidar de vidas.
E agora, nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, ele nos deixa fisicamente. Guapo fechou os olhos pela última vez, envolto em amor, em gratidão e no silêncio de quem cumpriu tudo o que tinha a cumprir. Parte como viveu: com bravura.
À família do Guapo, em especial ao Sargento Alex, deixo meu abraço mais sincero e emocionado. Vocês foram mais que parceiros foram irmãos de jornada. Ao 4º BBM, que acolheu Guapo e o formou como um dos seus melhores, minha reverência e respeito.
Santa Maria hoje se curva diante de sua memória, Guapo. Sua despedida não é o fim. Suas pegadas seguem vivas na lama que ajudou a vencer, nos braços que ajudou a reencontrar e nos corações que ajudou a consolar.
Guapo, o cão herói de Santa Maria, hoje descansa. Mas seu legado continua, latindo forte na memória de todos nós.
O Rio Grande do Sul vive um dos cenários mais críticos da última década em…
Santa Maria já se prepara para a 3° edição da maior maratona do interior do…
Um ciclone extratropical atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28), causando…
Não se trata de mais verbas, e sim de projetos de quem estudou o plano…
O evento deve gerar negócios entre fornecedores e compradores do setor No dia 7 de…
Começa a circular nesta sexta-feira uma nova moeda comemorativa de R$ 1 em homenagem aos…