Todos sabemos os desafios enfrentados pelos idosos no mercado de trabalho, normalmente relacionados às condições físicas, problemas de saúde que podem prejudicar a produtividade ou até mesmo o etarismo, preconceito e atitudes discriminatórias.
Inúmeros são os aspectos do aumento dessas pessoas no mercado de trabalho. Pessoas mais velhas estão adiando suas saídas dos empregos e também o envelhecimento da população. Por sorte e seguindo nossa linha de raciocínio, algumas empresas estão prezando pela inclusão, reconhecendo os valores desses trabalhadores e lhes dando mais oportunidades.
Existem formas destas empresas organizarem de forma assertiva a inserção no quadro pessoal, entendendo a particularidade de cada um e utilizando suas características e qualidades de forma a serem melhor aproveitadas.
Entendo que esta população 60+, tem muito ainda a contribuir. Hoje em dia, estão ainda focados em hábitos saudáveis, rotina de trabalho e inseridos nas cadeiras estudantis, visando ainda um futuro melhor, ou apenas no intuito de não se tornarem relapsos.
Popularmente, comumente falando, basta sentarmos com estas pessoas, que vamos aprender muito, seja sobre experiência de vida, seja sobre experiências profissionais.
Tenho por gosto, não por obrigação, visitar a minha mãe seguidamente. Sentar para tomar um mate, ouvir histórias sobre nosso passado e o quanto foi difícil à época, trabalhar e cuidar de mim e dos meus irmãos, praticamente sozinha, já que ficamos órfãos muito cedo.
Vamos cuidar, dar oportunidade e acolher nossos idosos. Vamos combater o preconceito e incentivar a empregabilidade, a convivência em sociedade. Ainda temos muito a aprender.
Não se esqueça, um dia você será idoso também!