Na última quarta-feira (30), começou a 21ª edição do Juvenart, o maior festival de danças tradicionais gaúchas na categoria juvenil. Organizado pelo CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, o evento é um dos mais importantes do calendário tradicionalista do Rio Grande do Sul, voltado para jovens. Após três anos sendo realizado no Recanto Maestro, na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, o festival retorna a Santa Maria, no Ginásio Polivalente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e também o CTG Sentinela da Querência, onde ocorrem as provas individuais.
A cada edição, grupos de todas as regiões do Estado competem nas modalidades Danças Tradicionalistas (categorias júnior e sênior), Chula e Danças Gaúchas de Salão. Em 2025, o Juvenart reúne mais de 6 mil tradicionalistas, com a participação de 140 grupos de dança, 45 chuleadores e 45 casais de dança de salão.
A programação segue até domingo, dia 3 de agosto, e os detalhes podem ser conferidos no perfil oficial do evento no Instagram (@juvenartoficial).
Programação desta sexta-feira (1º):
📍 UFSM: apresentação dos Blocos 9, 10, 11 e 12, cada um com 10 grupos vindos de diversas cidades gaúchas em busca da classificação.
📍 CTG Sentinela da Querência: acontecem a classificatória da Chula e a final das Danças Gaúchas de Salão.