Comentei no último artigo sobre as competências de liderança no mundo em que estamos vivendo, e hoje vou convidar você a olharmos seriamente nesta competência: foco em vendas.
Nas empresas onde presto serviços de desenvolvimento profissional e de liderança, estou reunindo líderes de todos os setores e chamando para o foco em vendas, ou seja, verificando com cada setor como as vendas estão sendo tratadas, independente de cargo ou função, e a partir disso questionar, fomentar, instruir quando necessário que cada um pode contribuir para todos estejam pelas vendas da empresa.
Venho trabalhando em cima disso nos últimos meses, criando novos indicadores se necessário, murais de gestão à vista, encontros de ideias com os liderados, mas para que todos percebem a importância do seu papel em vendas. Não pode mais existir a ideia de que vendas é somente do vendedor. Todos precisam estar atentos em vendas, contribuir com a empresa, fazer a sua parte no que compete para promover vendas e recorrência em vendas.
Vou pegar um exemplo de um restaurante, um dos atributos principais além do bom atendimento é comida boa, que atenda o que o cliente busca. Se a comida está boa, o garçom se esforça para agradar o cliente, mas na hora do caixa tem alguém no atendimento mascando chiclete, com mau humor no atendimento, reclamando do sistema, ou o manobrista de má vontade, não mostrando vontade nenhuma de querer atender bem o cliente, estes certamente estão jogando contra a venda e sem dúvida o não retorno do cliente.
É mais do que na hora de os líderes reunirem seus times e fazerem perguntas, e mais perguntas, objetivas e práticas, captar junto a eles o que pode ser melhorado para vender mais. É hora de perguntar o que eles estão percebendo? Quais as reclamações? Quais os elogios? Quais as sugestões? O que estamos fazendo que o cliente nem percebe? O que estamos fazendo em que o cliente agradece e recomenda? Isso com cada setor, e se a empresa for pequena, com cada funcionário.
Todos possuem um papel importante em vendas, se você acha que a pessoa que serve o café não tem relação alguma com vendas, está enganado, pois é a partir de um bom café que surgem muitas vezes boas negociações além de contribuir com a boa impressão.
Você líder, reserve um tempo e verifique se o que está sendo escrito nos meios digitais estão persuasivos para captar clientes e promover vendas, recorrência. Perceba se o profissional tem habilidade de lidar com as objeções, inteligência emocional, analise quais são as principais objeções e treine seu time para contorna-las; verifique se a equipe está com a atitude de querer fazer, apresentar o produto ou serviço, ou estão fazendo a partir somente do seu comando, se isso sim, sugiro fazer urgente uma conversa de orientação, aplique um feedback assertivo se necessário, mas não descuide das vendas.
Faça uma campanha interna dentro da empresa: todos pelas vendas. Leia este artigo com eles, faça um momento de conversa, peça a opinião deles, e aqueles que retrucarem que não tem nada com isso, que o setor dele não se envolve com vendas, sugiro conversar pessoalmente e sensibiliza-lo que sim. Todos pelas vendas!








