Foto: TRE/Reprodução
316 mil eleitores do Rio Grande do Sul podem ter seus títulos eleitorais cancelados na próxima semana, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). A irregularidade ocorre quando o cidadão deixa de votar em três eleições consecutivas (lembrando que cada turno conta como uma eleição), sem apresentar justificativa ou pagar as respectivas multas. O prazo para regularização termina em 19 de maio.
Em todo o Brasil, o número de eleitores em situação irregular ultrapassa os 5 milhões, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A regularização pode ser feita de forma prática e rápida pelo site do TSE, no Autoatendimento Eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou presencialmente na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada na Rua Siqueira Campos, 805, em Porto Alegre, das 10h às 17h, ou no cartório eleitoral mais próximo. Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovantes de votação ou justificativa, além do título (ou e-Título) e comprovante de pagamento das multas aplicáveis, se houver.
O título cancelado impede o cidadão de acessar diversos serviços públicos, como inscrição em concurso, matrícula em instituições de ensino oficiais, obtenção de passaporte e posse em cargos públicos.
Confira o número de eleitores em risco nas maiores cidades do RS:
A recomendação do TRE é que os eleitores verifiquem sua situação o quanto antes para evitar transtornos. A consulta pode ser feita com nome completo, CPF ou número do título diretamente no site do TSE.
Dra. Luma Pedrotti apresenta método eficaz para o verão Com a chegada do verão, muitas…
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…