Foto: Divulgação/MPRS
Durante uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (14), o Ministério Público do Rio Grande do Sul apreendeu mais de seis toneladas de peixes e carnes em bancas do Mercado Público de Porto Alegre. A operação teve como foco o combate à venda de produtos em condições inadequadas de consumo, intensificada devido à alta demanda por pescados na Semana Santa.
Segundo o promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor, os fiscais identificaram irregularidades como armazenamento em temperatura imprópria, falta de higiene e ausência de procedência dos alimentos. Um caminhão com 2,6 toneladas de peixe foi apreendido, além de 100 kg de pescados em duas peixarias e 3,5 toneladas de carnes bovina e suína com validade vencida. O motorista e o proprietário do caminhão devem responder por crime contra as relações de consumo. Os produtos foram inutilizados, e amostras das carnes serão analisadas em laboratório.
Em nota a associação dos comerciantes que atuam no marcado, afirmou que a maioria dos comerciantes operam de forma correta.
Confira a nota da associação:
Com relação à operação realizada na manhã desta segunda-feira (14) nas peixarias do Mercado Público, a Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) reitera que o caráter fiscalizador das bancas é de responsabilidade de Prefeitura.
Cabe à Associação orientar os proprietários para que ofereçam os melhores serviços e cumpram as determinações exigidas pela saúde e demais órgãos competentes. Para todos é muito importante esse tipo de fiscalização, uma vez que a maioria esmagadora dos mercadeiros atua de forma correta no Mercado Público.