As evidências nacionais e internacionais não deixam dúvidas que a disciplina de Matemática é hoje um dos nossos maiores desafios educacionais, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Trago essa reflexão, tendo em vista recente debate na Câmara dos Deputados, referente ao texto do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece metas e estratégias que devem guiar as políticas educacionais do Brasil até 2034, tendo uma ausência preocupante: a falta de menção à aprendizagem de Matemática na Educação Básica.
O único registro encontra-se no objetivo 13, relacionado ao Ensino Superior e às carreiras na área das exatas. Dados alarmantes reforçam que a educação no Brasil enfrenta na área, com apenas 5% dos estudantes da rede pública concluindo o 3º ano do Ensino Médio com aprendizado adequado na disciplina, sendo essa uma grave omissão por parte de todos governantes. Afinal, a aprendizagem de Matemática ao longo da Educação Básica não está relacionada apenas ao sucesso escolar, mas à aquisição de habilidades fundamentais para a vida, como somar, subtrair, multiplicar e dividir.
Ressalta-se que a Matemática está presente no dia a dia de todos, na resolução de problemas, tomada de decisões financeiras, participação democrática e combate à desinformação. É base para inúmeras carreiras e porta de entrada para a inovação e tecnologia. Restringir a aprendizagem em Matemática é limitar o indivíduo e suas possibilidades.
Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023 indicam 43,5% dos estudantes do 5º ano e 16,5% dos estudantes do 9º ano, da rede pública, com aprendizado adequado na disciplina, conforme parâmetro estabelecido pelo Todos pela Educação, ou seja, os que não sabem matemática são a maioria. Esses resultados também evidenciam profundas desigualdades educacionais nessa área: estudantes de contextos socioeconômicos mais vulneráveis apresentam, em média, um atraso equivalente a dois anos escolares em relação aos colegas de grupos mais favorecido.
As evidências – nacionais e internacionais – não deixam dúvidas que a Matemática é hoje um dos nossos maiores desafios educacionais, com impactos diretos sobre a equidade, a empregabilidade e a capacidade de inovação científica e tecnológica nacional. Aprender Matemática com qualidade é um direito dos estudantes e um importante passo para sua inclusão social, além de ser elemento essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Mateus Sangoi Frozza /Economista/Professor Univeristário/Ceo Frozza Associados/ Contato: mateusfrozza@gmail.com
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