Setembro começa com a força da tradição no Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, Porto Alegre e Esteio unificam suas programações para transformar o mês inteiro em uma grande celebração farroupilha. No total, serão 27 dias ininterruptos de atividades que reforçam a cultura, a música e os costumes gaúchos.
Na capital, o Acampamento Farroupilha iniciou já no dia 1º de setembro, em decisão inédita da organização, que atendeu a pedidos dos piqueteiros e do setor cultural. Mesmo com a abertura oficial e a chegada da Chama Crioula previstas para o dia 7, os festejos começaram antes, movimentando comércio, economia criativa e gerando empregos. A programação conta com mais de 120 atrações gratuitas, incluindo shows, dança, poesia e manifestações tradicionalistas que dão vida ao Parque Harmonia.
Já em Esteio, as festividades vão do dia 19 ao dia 27 de setembro, ocupando os pavilhões do Parque Assis Brasil após a desmontagem da Expointer. Com 101 piquetes confirmados, o acampamento traz uma agenda intensa de apresentações, com destaque para o show internacional da cantora uruguaia Catherine Vergnes, além de nomes consagrados como César Oliveira & Rogério Melo, Luiz Marenco, Joca Martins, Os Fagundes e Os Serranos. Também haverá concursos de culinária típica, mostras culturais e torneios tradicionais, como truco, bocha, futebol de bombacha e até tiro de bodoque.
Mais do que uma festa, o Mês Farroupilha representa a valorização da identidade cultural gaúcha, reunindo milhares de pessoas em torno de música, arte, gastronomia e tradição. Porto Alegre e Esteio dão o tom de um setembro que será lembrado pela força da união entre cidades vizinhas em prol da cultura do Rio Grande do Sul.