Categories: AgroInternacional

Missão ao Nebraska fortalece políticas de irrigação e gestão da água no RS

Edição: Reinaldo Guidolin

Foto: Foto: Leonardo Fouchard/Ascom GVG

A missão técnica do governo do Rio Grande do Sul ao Nebraska (EUA) encerrou-se nesta sexta-feira (24) com avanços para o fortalecimento das políticas de irrigação e gestão da água no Estado. A comitiva, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, conheceu experiências e tecnologias de referência mundial em inovação agrícola e manejo sustentável.

O principal resultado foi a assinatura de um termo de cooperação técnica com o Daugherty Water for Food Global Institute, da Universidade do Nebraska, referência global na área. O acordo, firmado por meio da InvestRS, prevê troca de dados, pesquisas e tecnologias para aprimorar o planejamento da irrigação de forma sustentável.

“Voltamos com resultados concretos. Essa parceria permitirá acesso a informações e ferramentas de monitoramento de ponta, fundamentais para garantir segurança hídrica e produtiva ao Estado”, afirmou o vice-governador.

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou que o grupo pretende criar um comitê para discutir governança dos recursos hídricos, subsídios à irrigação e revisão da legislação. Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, ressaltou o impacto direto das ações para a pequena propriedade, com foco em produtividade, renda e segurança alimentar.

Durante a missão, a comitiva também visitou as sedes das empresas Valley e Lindsay, líderes mundiais em irrigação, que demonstraram interesse em ampliar operações no Brasil. Gabriel apresentou programas como o Irriga+RS e o Supera Estiagem, além de destacar os avanços no licenciamento ambiental e o potencial de investimento do Estado.

“O Rio Grande do Sul é o mercado com maior necessidade de irrigação no Brasil. Irrigar mais é uma decisão estratégica, especialmente diante das perdas anuais de cerca de R$ 40 bilhões com estiagens”, frisou o vice-governador.

A comitiva contou com representantes da Aprosoja, Emater, Irga, Famurs, secretarias estaduais e da InvestRS, reforçando o caráter técnico e colaborativo da missão.

Reinaldo Guidolin

Recent Posts

Magia toma conta do Centro de Santa Maria com primeiro cortejo natalino de 2025

Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…

8 horas ago

Justiça Climática: resolução histórica ou mais um documento que corre risco de virar fantasia?

O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…

8 horas ago

Estratosfera e superfície: por que essa interação importa para o clima?

Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…

11 horas ago

Eles não falam, porém comunicam.

A arte de diagnosticar um animal é, antes de tudo, um exercício profundo de escuta,…

11 horas ago

Como passou rápido… já é dezembro!

Não sei você, mas todo ano eu fico com a sensação de que piscamos e,…

1 dia ago

Trecho da Evandro Behr será destinado ao lazer e prática esportiva no domingo

Por: Amanda Borin A Prefeitura de Santa Maria realiza, no dia 14 de dezembro, a…

1 dia ago