O jornalista, cronista, comentarista esportivo, professor e escritor Ruy Carlos Ostermann faleceu nesta sexta-feira (27), às 21h25, em Porto Alegre. A causa da morte foram complicações decorrentes de pneumonia, conforme informou o Hospital Moinhos de Vento. Ostermann estava internado desde maio, quando contraiu dengue, doença que desencadeou outros problemas de saúde.
Natural de São Leopoldo, Ostermann construiu uma carreira sólida no jornalismo gaúcho e nacional, com passagens marcantes pela Rádio Guaíba, Folha da Manhã e Folha da Tarde, e com liderança no departamento de esportes da Rádio Gaúcha. Foi âncora do tradicional programa Sala de Redação por 33 anos e participou da cobertura de 13 Copas do Mundo, entre 1966 e 2014. Também era escritor, com obras como Felipão, a Alma do Penta, e em 2024 lançou sua biografia, escrita pelo jornalista Carlos Guimarães.
Conhecido como “Professor”, Ostermann era formado em Filosofia e lecionou em escolas e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Teve ainda vida política ativa, sendo deputado estadual duas vezes e secretário de Ciência e Tecnologia e de Educação no governo Pedro Simon. Em 2002, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…
Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…
A arte de diagnosticar um animal é, antes de tudo, um exercício profundo de escuta,…
Não sei você, mas todo ano eu fico com a sensação de que piscamos e,…
Por: Amanda Borin A Prefeitura de Santa Maria realiza, no dia 14 de dezembro, a…