Edição: Reinaldo Guidolin
Foto: Prefeitura de Gramado
Com a participação de milhares de pessoas, o 40º Natal Luz de Gramado começou oficialmente nesta quinta-feira (23), marcando o resgate de uma tradição que deu origem ao evento há quase quatro décadas. Comunidade e visitantes foram os protagonistas do Caminho de Luzes, cortejo iluminado que abriu a temporada natalina na cidade da Serra Gaúcha.
Ao anoitecer, o público se reuniu na Vila de Natal, na Praça das Etnias, e partiu em caminhada com velas acesas até a Rua Coberta, num trajeto repleto de emoção e saudosismo. A procissão luminosa foi inspirada justamente na primeira edição do Natal Luz, realizada em 1986, que também teve início com um cortejo comunitário.
Após a caminhada, que lotou a Avenida Borges de Medeiros, ocorreu a solenidade oficial de abertura, com a presença de autoridades como o senador Luís Carlos Heinze, o secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, e os deputados Pedro Westphalen (federal) e Joel Wilhelm (estadual).
Em seu pronunciamento, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, apresentou as novidades da programação e revelou que Gramado busca o reconhecimento mundial do Guinness Book como o maior evento natalino do planeta.
“É um momento de grande emoção. O Natal Luz é o maior evento natalino do mundo e estamos buscando esse reconhecimento junto ao Guinness Book”, afirmou Rosa Helena.
O prefeito Nestor Tissot destacou o simbolismo da data e o envolvimento da comunidade.
“O público que está aqui na abertura é o maior já visto em toda a história do Natal Luz. Gramado é responsável pelo maior evento natalino da América Latina, feito por uma comunidade pequena, aguerrida, que escolheu o turismo como atividade principal para desenvolver a sua cidade, gerando emprego, renda e encantando milhares de pessoas que nos visitam anualmente. Viva Gramado e vida longa ao Natal Luz”, celebrou.
Ao final da cerimônia, o prefeito entregou a chave da cidade ao Papai Noel, declarando oficialmente aberta a edição comemorativa de 40 anos.
Com investimento de R$ 37 milhões e uma força-tarefa de mais de 2,5 mil profissionais, o evento conta com mais de 350 atrações distribuídas ao longo de 88 dias de programação. A expectativa da Gramadotur é receber 2,8 milhões de visitantes até o início de 2026.
Desde o início do mês, a cidade já está decorada com 4 milhões de pontos de LED espalhados por ruas, praças e rótulas. Os primeiros enfeites foram instalados no pórtico de acesso, e a decoração se estendeu para prédios da Brigada Militar, do Comando Rodoviário e do Corpo de Bombeiros.
Para encerrar a noite de abertura, a Orquestra Sinfônica de Gramado, sob regência do maestro Júlio César Wagner, apresentou um espetáculo na Rua Coberta, coroando o início da temporada natalina com música, emoção e o brilho que consagram Gramado como referência nacional em celebrações de Natal.
PROGRAMAÇÃO
Domingo (26)
11h30 – Coral Vozes de Gramado – Rua Coberta (Natal Luz Para Todos)
15h30 – Embaixadores da Magia – saída em frente à Prefeitura de Gramado (Natal Luz Para Todos)
16h – Bonecos Contam Histórias – Um Natal Iluminado – Vila de Natal (Natal Luz Para Todos)
19h – Swing and Bells – Rua Coberta (Natal Luz Para Todos)
20h – Espetáculo de Acendimento de Luzes – Av. das Hortênsias (Natal Luz Para Todos)
20h – Luz Magia e Emoção: Uma Jornada de 40 Anos de Natal – Lago Joaquina Rita Bier (Natal Luz Para Todos)
20h – O Grande Desfile de Natal – Av. das Hortênsias








