Os gaúchos comemoram. A China derrubou as barreiras sanitárias para a noz-pecã brasileira. A abertura do mercado chinês poderá representar negócios acima de US$ 1 milhão.
A notícia deve impactar positivamente a economia da região Central do Rio Grande do Sul, especialmente Cachoeira do Sul, que tem a maior área cultivada com o fruto no Estado (1200 hectares já em produção e com grande potencial para a expansão) sendo o maior produtor de noz-pecã da América Latina. Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor do fruto, ficando atrás somente dos Estados Unidos, México e África do Sul. O Rio Grande do Sul responde por cerca de 70% da produção nacional, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan),
As negociações para a exportação das pecans brasileiras tiveram início em 2019, tendo sido concluídas com êxito no último dia 06 de abril, em Pequin, na capital chinesa.
Segundo o Diagnóstico da Pecanicultura no Rio Grande do Sul, realizado em 2024, fruto de uma parceria do IBPecan, com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Embrapa e Emater/RS-Ascar, pequenas e médias propriedades são altamente relevantes na produção gaúcha e nacional, 70,53% das propriedades de noz-pecã tem menos de 50 hectares demonstrando presença atuante da agricultura familiar que soma forças com grandes produtores e empresas do setor para atender ao mercado interno e externo.
A Emater/RS-Ascar atua em toda a cadeia produtiva, auxiliando nas pesquisas, estimulando os agricultores a diversificarem suas matrizes produtivas, planejando as atividades, inclusive a seleção de mudas, orientando o plantio, manejos fitossanitários, colheita e beneficiamento com forte inserção das agroindústrias, que agregam valor aos frutos e permitem que ele chegue na mesa do consumidor com valor agregado, gerando renda para quem produz e prazer para quem consome, seja aqui no nosso Brasil ou lá no lado oriental do mundo.
Guilherme dos Santos Passamani
Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia
Gerente da Emater/RS-Ascar Regional de Santa Maria