Começa a circular nesta sexta-feira uma nova moeda comemorativa de R$ 1 em homenagem aos 60 anos do Banco Central do Brasil (BC). Mais de 23 milhões de unidades foram produzidas e poderão ser utilizadas normalmente no comércio, como qualquer outra moeda em circulação.
A peça traz, no anverso, o selo dos 60 anos do BC, a marca da instituição e linhas diagonais. No anel dourado, estão gravadas as inscrições “Banco Central do Brasil” e os anos “1965–2025”. O reverso segue o modelo tradicional das moedas de R$ 1.
A criação da moeda foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em abril, mês em que a instituição completou seis décadas de atuação. Segundo o Banco Central, a iniciativa integra as ações comemorativas com o objetivo de “celebrar, documentar, humanizar e compartilhar” sua história.
A programação oficial dos 60 anos incluiu ainda uma cerimônia em Brasília, com a presença de autoridades como os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento).
A nova moeda tem características físicas semelhantes às demais: é composta por dois metais — aço inoxidável no núcleo e aço com revestimento em bronze no anel externo —, tem 27 milímetros de diâmetro, pesa 7 gramas e apresenta borda com serrilha intermitente.
Foto: Gabriel Pereira/ Banco Central