Nesta data e ao longo desta semana, muito se falou sobre o Dia das Mães. Ela é aquela que, com raras exceções, cuida de nós, nos protege, educa, nos salva e prepara para a vida e para o amor.
Embora não se comente tanto, as mães são nossa primeira lição sobre saúde. Elas nos alimentam com o leite materno, o alimento mais rico e importante que existe.
Elas nos limpam e aquecem, evitando lesões na pele ou hipotermia, garantindo nossa qualidade de vida e segurança.
Elas nos VACINAM! Ah, as vacinas… Recentemente, algumas pessoas desinformadas ou mal-intencionadas as criticaram, misturando vida com política. Mães, obrigado por nos vacinarem! Continuem assim. Vacina salva vidas, vacina é pop, é vida!
As mães nos ensinam e estimulam os primeiros movimentos, segurando nossa mão quando ainda só conseguimos enxergar o seu rosto. Elas nos incentivam a rolar e a levantar a cabeça.
Depois, por meio de brincadeiras e jogos, elas nos estimulam a engatinhar e a nos arrastar pelo chão, pela grama, pela terra – afinal, aprendemos brincando.
Elas nos levam para a água e nos protegem do sol. Dão-nos segurança para os primeiros passos e para as primeiras quedas, tanto as físicas quanto as emocionais. Afinal, elas mesmas nos mostram como superar os desafios, sacudindo a poeira e dando a volta por cima ao longo da vida.
Elas nos acompanham no primeiro dia de aula, no primeiro jogo, na primeira dança e nos apresentam ao primeiro amor.
Mas também estão lá para oferecer o colo amado na primeira derrota, na primeira queda no palco e no primeiro coração partido.
Elas nos apoiam em nossas decisões, mesmo quando não concordam totalmente, e torcem por nossa felicidade, sucesso e saúde.
Defendem-nos, mesmo quando erramos, e se encantam e orgulham com nossos acertos.
Lutam pela paz, não pela guerra. Batalham por amor e amam pela felicidade do outro.
Quando falamos em saúde, a mãe é a principal agente de saúde do planeta. Ela cuida do nosso bem-estar físico e emocional, leva-nos aos profissionais de saúde quando precisamos e nos oferece oportunidades para o desenvolvimento físico e intelectual. Dentro de seus conhecimentos culturais e práticos, ela nos educa para cuidarmos da nossa própria saúde.
Ah, mães! Precisamos investir mais em vocês, que são grandes multiplicadoras de cuidado e saúde. Junto com as novas gerações, vocês são o caminho para a sustentabilidade, a harmonia e a paz.
Vocês são o passado, o presente e o futuro da humanidade. São o bem mais precioso que nós, como civilização, podemos ter.
Agradeço a todas as mães pela jornada tripla, por abdicarem de sonhos e, muitas vezes, colocarem o próprio cuidado em segundo plano.
Feliz Dia das Mães!








