Categories: ColunasTodos

O dia da mentira e o governo Décimo/Madruga

Essa semana, na terça-feira, está marcado um ato, às 9 horas, na Praça Saldanha Marinho. Além do Sinprosm, que convocou a mobilização, o conjunto dos municiparios deve aderir, conforme aprovado na última assembleia. A atividade acontece no dia primeiro de abril, dia conhecido por ser o dia da mentira. Não existe dia mais apropriado para falar do atual governo. Falo atual porque seria uma mentira chamar de novo um governo que tem à frente o mesmo grupo político há 8 anos.

A atual roupagem foi vendida na eleição como a chegada de um gestor capaz e uma professora preocupada com a educação, mas o que assistimos é a incompetência no trato dos recursos e uma agenda contra o serviço público. Só na última semana, acompanhamos a retirada do direito à meia-passagem, que se soma a uma série de ataques à carreira docente e à educação municipal. Também veio a público um levantamento recentemente, que aponta para a falta de mais de 194 professores na rede municipal. Isso significa não apenas uma redução na qualidade do serviço oferecido aos estudantes, mas também a sobrecarga do trabalho docente, a falta de tempo para preparar aulas e para a formação. Como se não bastasse, também se aponta para um pagamento de salários abaixo do piso nacional da educação, e o reajuste de 6,27% previsto para este ano não será capaz de garantir o cumprimento do Piso.

No que diz respeito às finanças do município, não faltam movimentos que indicam reformas que procuram penalizar os trabalhadores e trabalhadoras. O gestor Décimo, que já estava na prefeitura como vice nos últimos anos, agora tenta empurrar para os servidores uma crise gerada por ele e por Pozzobom. Como podemos ver, olhando rapidamente nesses dois casos, nada combina mais com o Rodrigo Décimo e Lúcia Madruga do que o dia da mentira. No dia primeiro vamos às ruas denunciar as mentiras da dupla que prometeu cuidar da cidade e das pessoas, com foco na gestão e educação, mas que entrega incompetência e sucateamento.

______________

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Enfoco.

Ana

Recent Posts

BELEZA DE VIVER: Um manifesto íntimo sobre o que realmente importa

Sempre fui apaixonada pela beleza. Mas não aquela que grita, que tenta chamar  atenção a…

7 horas ago

Autismo e Potencial:  A história que inspira o futuro

Uma sociedade verdadeiramente inclusiva é aquela que enxerga além dos rótulos e reconhece as potencialidades…

9 horas ago

Não ao fim da ESF Santos: a saúde da comunidade não pode esperar

As péssimas condições estruturais da atual sede da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santos, localizada…

13 horas ago

Campanha do Agosto Lilás leva conscientização sobre violência contra a mulher aos ônibus urbanos

A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria da Mulher e do…

1 dia ago

Vigilância encontra fezes de ratos em depósito de chocolates e interdita loja no Centro de Porto Alegre

A Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde interditou, nesta quinta-feira (24), uma loja…

1 dia ago

Volksfest 2025 celebra tradição, retomada econômica e força do povo de Agudo

Agudo se prepara para a 34ª edição da Volksfest, que ocorrerá de 24 a 27…

1 dia ago