A história da AGRIMEC Implementos Agrícolas ganha novo capítulo nesta quinta-feira (5), com o lançamento do livro “Legado Criativo: produtos que contam histórias”, segunda obra assinada por Odilo Pedro Marion. O evento ocorre às 9h, no Santa Maria Tecnoparque, com abertura do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi, seguida de sessão de autógrafos com o autor.
Escrita em coautoria com sua filha, Odimara Marion Lamb, e com colaboração de Jiuciane Rissardi, a obra reúne a essência do empreendedorismo pragmático que marcou a trajetória de Marion, desta vez sob a ótica dos processos criativos que deram origem a produtos emblemáticos da empresa. O livro revisita dez implementos desenvolvidos em diferentes fases da AGRIMEC, revelando bastidores, desafios e soluções que moldaram a consolidação da marca no mercado.
Com texto leve e recheado de imagens inéditas, “Legado Criativo” apresenta o percurso que vai do problema à solução — caminho que resultou em projetos icônicos, como a ROTACARP e a Plaina Multilâminas Robust. A narrativa costura o processo de idealização, aprimoramento e entrada de cada produto em um setor marcado pela competitividade e pela constante necessidade de inovação.
Fundada há mais de cinco décadas, a AGRIMEC tornou-se referência internacional e hoje está presente em mais de 40 países. Reconhecida como a maior fabricante de implementos agrícolas para a lavoura arrozeira da América Latina, a empresa expandiu sua atuação também para culturas como café e cana-de-açúcar, sempre com foco em desenvolvimento tecnológico e soluções práticas para o produtor rural.
O livro ainda apresenta relatos que revelam a criatividade de Marion diante de adversidades — como no episódio do “Para-choque Tanque”, detalhado no capítulo 2. O trecho selecionado mostra como, diante da necessidade de aumentar a autonomia de tratores Valmet, o empreendedor encontrou solução em um acessório já produzido pela AGRIMEC. Ao transformar um para-choque de contrapeso em compartimento adicional para combustível, a empresa ajudou a revenda local a recuperar competitividade e garantiu fôlego para seu próprio negócio em um momento decisivo.
O episódio também marca o aprendizado sobre a importância de proteger inovações, após ver a ideia replicada por concorrentes. Mas, acima disso, sintetiza a postura resiliente e criativa que acompanha Marion desde os primeiros anos da fábrica — e que agora se torna acessível ao público no livro.
Confira, abaixo, um trecho do capítulo Para-choque Tanque – A solução estava bem à frente!:
“Se tivesse desistido quando percebi que não havia espaço para a construção do tanque solicitado, não haveria criado um produto que fez a AGRIMEC ter o ‘respiro’ no momento que necessitava para mantê-la atuante até nos estabilizarmos novamente. Muito aprendi sobre resiliência neste período.”
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…
Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…
A arte de diagnosticar um animal é, antes de tudo, um exercício profundo de escuta,…
Não sei você, mas todo ano eu fico com a sensação de que piscamos e,…
Por: Amanda Borin A Prefeitura de Santa Maria realiza, no dia 14 de dezembro, a…