Categories: Colunas

Palestina: o genocídio televisionado em tempo real

No último dia 22 de setembro, realizamos, em parceria com o Comitê Palestina Livre – Santa Maria, um importante debate no Auditório do INPE, no campus da UFSM, que contou com a presença de Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL). Estudantes, professores, lideranças sociais, sindicatos, representantes de mandatos legislativos e autoridades públicas estiveram presentes para refletirmos, juntos, sobre os desafios contemporâneos da luta do povo palestino por autodeterminação e soberania.

A fala de Ualid Rabah trouxe elementos que precisam ecoar em nossa cidade e em todo o Brasil. O que está em curso nos territórios da Palestina é o maior genocídio da história da humanidade em proporção populacional — e o primeiro a ser televisionado e transmitido em tempo real. O mundo inteiro assiste à morte de um povo inteiro, vítima de um sistema brutal de bloqueio, sufocamento e extermínio.

A fome, neste contexto, tem sido usada como arma de guerra. O acesso à água potável está comprometido, uma vez que as usinas dessalinizadoras funcionam com apenas 30% da capacidade. Os moinhos de grãos e as fábricas de ração animal foram destruídos. Além de ceifar vidas humanas, também estão sendo exterminados os animais, para que não possam servir como alimento. O solo da Palestina, devastado, já não é mais arável para qualquer produção agrícola. A destruição também atinge hospitais, farmácias e a rede de distribuição de medicamentos, impondo à população um cenário de dor, doença, amputações e morte.

O que vemos, portanto, não é apenas a violência militar, mas a construção de um sistema de destruição total da vida, de negação da dignidade e da humanidade de um povo. É preciso dar nome a isso: genocídio.

Santa Maria mostrou, com esse debate, que não se cala diante da injustiça. Ao trazer essa discussão para a cidade, reafirmamos o compromisso do nosso mandato com a solidariedade internacional e com a defesa incondicional dos direitos humanos. O povo palestino resiste há décadas, e cabe a nós fortalecer a rede de apoio e solidariedade, para que justiça e paz prevaleçam.

Assim como disse no evento: queremos ampliar o diálogo em nossa cidade, conectando Santa Maria a uma discussão que atravessa fronteiras, mas que diz respeito a todos e todas que acreditam em um mundo mais justo.

Helen Cabral
Vereadora de Santa Maria – PT
Líder do Bloco de Oposição

Mariana

Recent Posts

Magia toma conta do Centro de Santa Maria com primeiro cortejo natalino de 2025

Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…

9 horas ago

Justiça Climática: resolução histórica ou mais um documento que corre risco de virar fantasia?

O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…

9 horas ago

Estratosfera e superfície: por que essa interação importa para o clima?

Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…

12 horas ago

Eles não falam, porém comunicam.

A arte de diagnosticar um animal é, antes de tudo, um exercício profundo de escuta,…

12 horas ago

Como passou rápido… já é dezembro!

Não sei você, mas todo ano eu fico com a sensação de que piscamos e,…

1 dia ago

Trecho da Evandro Behr será destinado ao lazer e prática esportiva no domingo

Por: Amanda Borin A Prefeitura de Santa Maria realiza, no dia 14 de dezembro, a…

1 dia ago