Foto: Heloise Santi
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul deu início à entrega das sementes do novo Programa Milho 100%, que substitui o tradicional Troca-Troca de Sementes. Em Palmeira das Missões, 131 agricultores familiares foram contemplados, recebendo um total de 683 sacas de sementes, com investimento superior a R$ 381 mil. A ação integra um esforço estadual para fortalecer a produção de milho e sorgo, com foco na redução de custos e no aumento da autossuficiência desses insumos essenciais à cadeia produtiva de carnes e leite.
Na região de abrangência do Grupo Chiru, da qual Palmeira das Missões faz parte, o investimento total ultrapassa R$ 10,4 milhões, beneficiando 4.455 agricultores em 40 municípios. A distribuição de 14.646 sacas é viabilizada por 75 entidades, entre prefeituras, sindicatos e associações rurais.
O programa tem como objetivo ampliar a produção de grãos e silagem, oferecendo sementes de milho e sorgo a custo zero para os agricultores familiares. Segundo o presidente da Emater, Luciano Schwerz, a medida busca reduzir a dependência da importação desses insumos, garantindo maior segurança produtiva e econômica para o campo gaúcho.
A atual safra marca um crescimento significativo do programa: 457 municípios estão sendo atendidos, um aumento de 25% em relação à safra anterior. No total, o Estado deve distribuir 135 mil sacas de sementes, alcançando uma área estimada de 135 mil hectares plantados em todo o Rio Grande do Sul.
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…
Quem vive o dia a dia da cidade sabe: muitos dos problemas que enfrentamos —…
Envelhecer é um processo natural, universal e inevitável. Apesar disso, em muitas sociedades, a velhice…