Logo após ser eleito, o novo pontífice Leão XIV, o norte-americano Robert Francis Prevost, fez seu primeiro discurso nesta quinta-feira (8) diante de milhares de fiéis no Vaticano. Em tom emocionado, agradeceu ao papa Francisco e afirmou que deseja “prosseguir com a bênção” do seu antecessor.
O novo papa destacou sua identidade religiosa: “Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano.” Ele também reforçou valores centrais de seu pontificado: “Queremos ser uma Igreja que caminha com o povo, próxima dos que sofrem, guiada pela paz e caridade.”
Em espanhol, agradeceu ao povo peruano e relembrou sua missão em Chiclayo. Ele encerrou o discurso com uma Ave Maria, sob aplausos da multidão reunida na Praça São Pedro.
Leão XIV é o primeiro papa norte-americano e foi eleito com o apoio de pelo menos 89 dos 133 cardeais do conclave. Conhecido por seu perfil discreto e reformista, ele atuou por décadas na América Latina e ocupava altos cargos no Vaticano antes de assumir a liderança da Igreja Católica.
Por: Samara Debiasi