O governador Eduardo Leite esteve em Passo Fundo nesta terça-feira (15) para marcar o início da construção da maior usina de etanol do Rio Grande do Sul. O empreendimento, liderado pela Be8, terá investimento de R$ 1,1 bilhão e utilizará trigo, milho e outros cereais como matéria-prima. A produção anual prevista é de 220 milhões de litros, o que poderá suprir até 23% da demanda estadual do combustível a partir de 2027.
A planta também abrigará a primeira unidade de glúten vital do país e contará com cogeração de energia a partir de biomassa e reaproveitamento de efluentes, reforçando o compromisso ambiental do projeto. A previsão é que as operações comecem no segundo semestre de 2026.
Durante o pico da obra, serão gerados até 2 mil empregos temporários, com expectativa de 175 contratações diretas após a inauguração e cerca de 1,5 mil vagas indiretas. A Be8 também firmou parceria com a Universidade de Passo Fundo para capacitar profissionais por meio de um novo curso técnico em Biocombustíveis.
Presente em seis estados e com atuação internacional, a Be8 é a maior produtora de biodiesel do Brasil. Em 2024, alcançou faturamento de R$ 7,3 bilhões e lançou um novo biocombustível que pode substituir integralmente o diesel tradicional. A empresa também conquistou certificação para exportar à Califórnia, nos Estados Unidos, e investe em pesquisas com a Embrapa para desenvolver cereais mais resistentes e produtivos.
Por: Samara Debiasi
Imagem: Governo do Estado
Por Sérgio Cechin – Especial para a Revista Enfoco “Não é o que entra pela…
Quem disse que o crochê é só para o verão? A técnica artesanal rende looks…
Vivemos tempos em que o ódio, a intolerância e a violência parecem ter ganhado espaço…
Na condição de Vereador deste município, venho a público para comunicar e celebrar uma notícia…
O Brasil voltou a ficar fora do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas…
O Senador Hamilton Mourão (Republicanos) cumpre agenda nesta segunda e terça-feira (28 e 29 de…