Na última sexta-feira, 26 de setembro, vivenciamos um momento histórico na Câmara de Vereadores: o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Municipalização da Água e do Esgoto. Uma iniciativa do nosso mandato e surge como um instrumento de diálogo, mobilização e resistência diante das consequências nefastas da privatização da Corsan, entregue à multinacional Aegea.
A Frente Parlamentar tem dois objetivos centrais: debater alternativas que assegurem o controle público sobre o abastecimento de água e o saneamento básico – serviços essenciais à saúde, à dignidade humana e ao desenvolvimento urbano – e lutar pelo rompimento do contrato entre o Município e a Corsan/Aegea. Defendemos que a água, fonte de vida, jamais seja tratada como mercadoria.
Essa mobilização não nasce por acaso. Em 2023, tive a responsabilidade de relatar a primeira CPI da Corsan em Santa Maria. Na ocasião, denunciamos as irregularidades cometidas pela Prefeitura ao substituir um contrato regular de 2018 por outro considerado “irregular e precário, eivado de nulidades”. O relatório final alertava que aquela manobra abriria caminho para tarifas abusivas, piora nos serviços e perda de qualidade técnica com a demissão de trabalhadores especializados. As conclusões foram encaminhadas ao Ministério Público.
Infelizmente, as denúncias se confirmaram. Desde a entrega da Corsan à Aegea, recebemos centenas de relatos de moradores e moradoras de diferentes bairros, denunciando cobranças indevidas, contas com valores exorbitantes e interrupções frequentes no abastecimento. Esses fatos motivaram nova denúncia formal de nosso gabinete ao Ministério Público do Rio Grande do Sul e, em 2025, a instalação de uma nova CPI da Corsan Aegea, na qual também assumi a relatoria.
No início deste ano, apresentei ao MP-RS uma representação contra a Corsan Aegea, aceita e transformada em inquérito de investigação.
A criação da Frente Parlamentar fortalece essa luta e expressa a necessidade de unir forças: poder público, sociedade civil, sindicatos, entidades comunitárias e cada cidadão e cidadã de Santa Maria. Somente juntos poderemos garantir tarifas justas, transparência, investimentos e serviços de qualidade.
Durante o lançamento da Frente, também apresentamos o Abaixo-Assinado pela Municipalização da Água, que percorrerá toda a cidade, mobilizando o apoio popular para que Santa Maria recupere sua soberania sobre este serviço essencial.
Nossa posição é clara e inegociável: água é vida, não mercadoria. Seguiremos firmes na defesa do direito à água pública, acessível e de qualidade para toda a população santa-mariense.
Helen Cabral (PT)
Vereadora de Santa Maria
Líder do Bloco de Oposição
A Campanha Natal Presente chega ao seu quinto ano consecutivo reafirmando sua força como uma…
Por Camille Moraes Encontrar um escritório de contabilidade que realmente compreenda as necessidades do seu…
Envelhecer LGBT+: Antigas Vozes, Novos Orgulhos. É com essa força, com essa poesia da sobrevivência…
Ao longo do último final de semana, nós tivemos atos em diversas partes do país…
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…
Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio Quando se fala em…