A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o acidente com o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrido em 4 de abril em Imigrante (RS), que resultou em sete mortes e 26 feridos. Três pessoas foram indiciadas por homicídio culposo e lesões corporais culposas.
Foram responsabilizados o motorista do coletivo, o responsável pelo núcleo de transporte da UFSM e a representante da empresa contratante. As investigações apontaram falhas na condução do veículo, desgaste nos freios e ausência de qualificação técnica dos motoristas contratados.
O inquérito, com mais de mil páginas e 40 depoimentos, foi encaminhado ao Ministério Público. Cabe agora ao Judiciário decidir se os indiciados responderão formalmente pelos crimes.
Em nota, sobreviventes e familiares lamentaram a ausência de responsabilização da alta gestão da universidade e consideraram insuficiente a tipificação como homicídio culposo. Também questionaram a demora no socorro e prometeram seguir mobilizados por justiça e responsabilização institucional.
Imagem: Correio do povo