Categories: ClimaTodos

Prefeitura atualiza situação de clima e trânsito após fortes chuvas

A Prefeitura de Santa Maria divulgou, na manhã desta quinta-feira (19), um boletim atualizado sobre a situação do município em relação às chuvas que atingem a cidade.

De acordo com os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 165,6 milímetros de chuva no Bairro Lorenzi e 212 milímetros no Bairro João Goulart nas últimas 48 horas. A previsão indica um volume bem menor de chuva para esta quinta-feira, estimado em 2,3 milímetros. O Cemaden mantém alerta de risco alto para eventos hidrológicos, como alagamentos e transbordamentos, e de risco moderado para deslizamentos na região de Santa Maria.

Até às 9h desta quinta-feira (19), foram registrados 182 atendimentos pela Defesa Civil Municipal, sendo a maioria relacionada a alagamentos em residências, que somam 113 casos. Três imóveis sofreram colapso estrutural e as famílias foram orientadas a realizar a desocupação imediata. Além disso, 126 imóveis tiveram algum tipo de dano. Ao todo, são 195 famílias afetadas em Santa Maria. 140 pessoas estão desalojadas, acolhidas na casa de amigos ou familiares.

O abrigo provisório no Centro Desportivo Municipal (CDM) também foi utilizado por aproximadamente 20 pessoas desabrigadas, que já conseguiram retornar às suas casas ou foram acolhidas por familiares.

Agentes de trânsito seguem monitorando diversos pontos com riscos ou danos nas vias da cidade. Há registros de buracos, quedas de estruturas e erosões nas seguintes localidades: Rua Vereador Antônio Dias (Campestre do Menino Deus), Avenida João Luiz Pozzobon (Km 3), Avenida Oswaldo Cruz (Dores), Avenida Dores (próximo ao Trevo do Fórum), Avenida Borges de Medeiros (Fátima), Rua Euclides da Cunha (Presidente João Goulart), Avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheiter (Noal/Passo D’Areia), Rua Castro Alves com João Lôbo Dávila (Perpétuo Socorro), Rua Duque de Caxias (entre Olavo Bilac e Tuiuti) e Rua Samuel Kruschim (Noal). A orientação é que os condutores fiquem atentos e comuniquem qualquer situação de risco ao Ciosp, pelo telefone 153 ou WhatsApp (55) 9 9931-1244.

Na saúde, os serviços de urgência e emergência permanecem em funcionamento, como o Pronto-Atendimento Municipal do Bairro Patronato, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), o Pronto-Atendimento do Bairro Tancredo Neves (Ruben Noal) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192. As unidades básicas de saúde estarão fechadas nesta quinta e sexta-feira, retomando o atendimento na segunda-feira.

A situação das rodovias estaduais e federais também pode ser acompanhada em tempo real no mapa interativo disponibilizado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar, no site crbm.rs.gov.br/bloqueios.

Foto: Samuel Marques/PMSM

Redação enFoco

Recent Posts

Como montar um contrato empresarial realmente seguro

Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio  Quando se fala em…

2 horas ago

Representantes de 26 municípios da região participam do Transformar Juntos RS em Porto Alegre

O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…

2 horas ago

Vermelho Vivo e Doce: é tempo de melancia gaúcha!

A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…

3 horas ago

Magia toma conta do Centro de Santa Maria com primeiro cortejo natalino de 2025

Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…

22 horas ago

Justiça Climática: resolução histórica ou mais um documento que corre risco de virar fantasia?

O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…

22 horas ago

Estratosfera e superfície: por que essa interação importa para o clima?

Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…

1 dia ago