Por Reinaldo Guidolin
A segunda-feira (17) marca o início do ano letivo da rede municipal de ensino em Pelotas e todas as crianças que se inscreveram na rede municipal foram matriculadas. Com o período de matrículas na rede tendo se encerrado no dia 7 de fevereiro, a Prefeitura conta com mais de 26,3 mil estudantes na rede municipal, tendo aproximadamente 21,4 mil nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 4,9 mil nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).
Do total de estudantes nas Emefs, 2,3 mil estudam na zona rural e 19,1 mil na zona urbana, com todas as crianças do Ensino Fundamental tendo vagas nas escolas municipais. Para o secretário de Educação, Mauro Del Pino, Pelotas inicia um novo tempo com o atendimento integral da demanda de vagas. “Contamos com um amplo trabalho de diferentes setores da Secretaria de Educação para poder dizer que começamos bem o ano letivo, sem nenhuma criança fora da escola”, afirmou.
Nas creches, o número de alunos ultrapassa a quantidade de vagas disponibilizadas pelo Município. Para resolver a questão quantitativa, a Prefeitura mantém parcerias com escolas assistenciais filantrópicas e escolas credenciadas para que nenhum estudante do município fique sem estudar. A rede municipal conta com um total de 94 escolas, sendo 33 Emeis e 61 Emefs. Das 61 Emefs, 20 são da zona rural.
Apesar de encerrado o período de matrículas, a Central de Matrícula permanece atendendo solicitações de transferência de escola, mediante agendamento no site da Prefeitura (https://pelotas.com.br/agenda-central-matriculas).
O prefeito Fernando Marroni e o secretário Del Pino estarão, amanhã às 8h, na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Professora Maria Helena Vargas da Silveira para o retorno às aulas. A escola conta com atendimento de turno integral, tendo em seus quadros 42 professores, 12 funcionários e mais de 270 estudantes no ensino fundamental, do 1° ao 9° ano.
Patrulha Escolar da Guarda Municipal

A guarnição destacada para a realização deste serviço ao longo do ano letivo, na rede municipal de ensino, desenvolve um trabalho voltado à segurança e à prevenção da violência no âmbito do ambiente escolar. Entre as atividades desenvolvidas, constam ações voltadas ao chamado círculo de construção da paz, ao acolhimento, promoção de palestras e conversas com crianças e adolescentes, além de orientações e atividades de recreação.
Conforme o coordenador da Patrulha Escolar da corporação, o guarda municipal Alexandre Dias, duas guarnições específicas estão responsáveis pelo serviço, divididas em duas regiões da cidade. Uma terceira guarnição reforça o efetivo em caso de necessidade. “Nossa missão é garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde alunos, professores e funcionários possam desenvolver suas atividades com tranquilidade”, resume Dias.
Um dos principais trabalhos da Patrulha Escolar são as chamadas rondas preventivas – a fim de coibir práticas de violência e garantir a proteção dos estudantes. Essas ações têm como objetivo criar um ambiente mais seguro, promovendo a sensação de segurança tanto para os alunos quanto para os educadores, inibindo comportamentos considerados inadequados e proporcionando uma resposta rápida em situações de emergência.
Além das rondas, a Patrulha Escolar promove palestras educativas, abordando temas como segurança, prevenção de drogas, bullying e cidadania. “Essas palestras são fundamentais para conscientizar os alunos sobre a importância da segurança e do respeito mútuo, além de fornecer informações valiosas para que eles possam se proteger e agir corretamente em situações de risco”, afirma Dias.