A segunda-feira (22) marca não só o início da primavera, às 15h19min, mas também a chegada de uma massa de ar polar que garante tempo firme em Santa Maria após um fim de semana de chuvas intensas e alagamentos. Durante a manhã, a instabilidade ainda predominou, mas a partir da tarde o sol voltou a aparecer. As temperaturas, no entanto, seguem baixas: os termômetros não passam dos 19°C hoje, e devem cair ainda mais à noite com o ingresso do ar frio.
A previsão indica uma semana ensolarada, porém com noites frias e sensação térmica reduzida pelo vento. Confira as mínimas e máximas previstas:
No restante do Estado, a primavera também começa gelada. Mínimas abaixo dos 10°C foram registradas em diversas regiões, com possibilidade de geada nos próximos dias, especialmente em áreas altas da Serra e dos planaltos.
Apesar do frio inicial, a previsão para a estação é de chuvas e temperaturas dentro da média histórica. Ainda assim, meteorologistas alertam para a possibilidade de períodos mais secos e quentes, principalmente no centro-oeste gaúcho.
Outro ponto de atenção é o fenômeno climático La Niña. A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) elevou para 56% a chance de sua formação ainda durante a primavera. Caso se confirme, os efeitos — como alterações nos padrões de chuva e pressão — devem ser sentidos de forma mais clara a partir do verão.
Enquanto isso, o Rio Grande do Sul deve enfrentar dias de sol intercalados com frentes frias, típicas da estação, e temperaturas que variam entre o frio das madrugadas e o aquecimento gradual ao longo das tardes.
Por: Camille Moraes
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…
Quem vive o dia a dia da cidade sabe: muitos dos problemas que enfrentamos —…
Envelhecer é um processo natural, universal e inevitável. Apesar disso, em muitas sociedades, a velhice…