Foto: Porthus Junior/Agência RB
Na tarde desta terça-feira (1º), uma professora foi esfaqueada nas costas por três alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi, em Caxias do Sul. Segundo a polícia, os envolvidos são dois meninos de 14 e 15 anos e uma menina de 13 anos, alunos do 7º ano. O ataque ocorreu no momento em que a professora de inglês entrava na sala de aula.
Segundo relatos dos estudantes, os dois rapazes efetuaram os golpes de faca enquanto a menina dava suporte. Eles conseguiram fugir da escola, mas logo em seguida foram capturados e apreendidos pelos policiais militares. De acordo com a escola, os três já são alunos antigos da instituição, mas nunca teriam cometido agressões anteriormente.
De acordo com a polícia, os estudantes teriam quebrado as câmeras de segurança momentos antes do ataque e alunos relataram a professores, que os envolvidos haviam comentado sobre o atentado antes da agressão.
A professora inicialmente foi elevada a UBS que fica ao lado da escola e encaminhada ao Hospital da Unimed pelo SAMU. Segundo a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a vítima sofreu ferimentos na cabeça, pescoço e nas costas e não corre risco de morte.
O vice-diretor da escola, Gabriel Boff, relatou que os estudantes deixaram a sala de aula gritando que a professora havia sido atacada e que nesse momento o mesmo abriu os portões para que os alunos conseguissem sair. Vários se abrigam na Unidade de Saúde próxima à escola, depois do ocorrido os pais foram comunicados para buscar os filhos, que deixaram o local ainda assustados.
A socorrista Raquel Pereira, que estava em atendimento na UBS, relatou que a professora chegou à unidade consciente e tremia muito. “Eu não fiz nada para eles. Só me virei para dar aula.” disse a professora para a socorrista.
O vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, afirmou que o caso pode estar relacionado a um ato de retaliação. Isso porque, na segunda-feira (31), a mãe de um dos adolescentes foi chamada à escola devido ao mau comportamento.
Em nota, a Prefeitura de Caxias do Sul, destacou que os “alunos envolvidos no episódio já vinham sendo acompanhados pela escola, e, após o ocorrido, a equipe da SMED seguirá monitorando a situação e providenciando os encaminhamentos necessários”.
As aulas da rede municipal de ensino foram suspensas nesta quarta-feira. Segundo a Secretaria de Educação, Marta Fattori, a ação é uma forma de apoiar a professora, além de oferecer suporte a comunidade escolar.
Confira a nota da Secretaria Municipal da Educação (Smed)
“A Secretaria Municipal da Educação (SMED) informa que está dando todo suporte à comunidade escolar diante do ocorrido nesta terça-feira (01.04) na EMEF João de Zorzi.
Neste momento a preocupação é com o bem-estar de estudantes e professores. A SMED informa ainda que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir o acolhimento dos envolvidos.
O Diretor Administrativo da SMED, André da Silveira, acompanhado pelas equipes Psicossocial e CIPAVE, está na escola prestando atendimento aos profissionais da escola e aos estudantes.
Os alunos envolvidos no episódio já vinham sendo acompanhados pela escola, e, após o ocorrido, a equipe da SMED seguirá monitorando a situação e providenciando os encaminhamentos necessários.”
Por Estagiária Maria Francisca
Revisado por Clara Tesch
Na última quinta-feira, durante a Confraria do Arquiteto e Engenheiro da Revista EnFoco, abordei um…
O termo “collab”, derivado da palavra inglesa collaboration, significa colaboração. No mundo dos negócios, do…
Santa Maria possui uma longa tradição no setor de confecções, um segmento que há décadas…
Cinema de Santa Maria é premiado no Festival de Gramado O cinema de Santa Maria…
Nos últimos anos, a evolução dos meios digitais trouxe comodidade e agilidade para os consumidores…
O Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília, lançou o Projeto Nós na…