- Progressistas deve indicar o próximo prefeito da Famurs
O Progressistas escolherá, em eleição interna no dia 11 de abril, seu candidato à presidência da Famurs, que será definida em 21 de abril. Quatro prefeitos disputam a indicação: Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul), Adriane Perin de Oliveira (Nonoai), Schamberlaen Silvestre (Cambará do Sul) e Marcos Corso (Três de Maio). Volmir e Adriane são apontados como favoritos. O Progressistas assume a Famurs em 2025 pelo sistema de rodízio entre os partidos, com o MDB assumindo em 2026, o PDT em 2027 e o PL em 2028.
- Descontentamento na base aliada de Melo por indicações trava projeto
A votação do projeto do governo Sebastião Melo (MDB) que altera a Licença-Prêmio dos servidores municipais pode ocorrer na próxima segunda-feira, mas há incertezas devido ao descontentamento da base aliada em relação a indicações de cargos no governo. A insatisfação dos vereadores está ligada à distribuição de cargos em comissão (CCs), já que alguns parlamentares acreditam que deveriam ter mais influência nas nomeações, já que suas votações aumentaram nesta última eleição. Essa disputa pode afetar a aprovação de pautas governistas na Câmara. Apesar disso, o líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), afirma que há votos suficientes e que a matéria em questão deve ser votada em breve.
- CEEE Geração se manifesta através de nota sobre morte de jovem
A estudante da UFSM Ana Júlia Correa Vieira, de 19 anos, morreu após ser arrastada pela correnteza no Rio Jacuí, em Salto do Jacuí, quando as comportas da barragem foram abertas e a jovem que se banhava com os amigos na Cachoeira do Saltinho não conseguiu sair a tempo da água e foi arrastada pela correnteza. A CEEE Geração afirmou ter seguido protocolos, acionando a sirene antes do aumento da vazão. Na resposta, a companhia ainda reforça que todos os procedimentos operacionais na barragem Maia Filho foram realizados rigorosamente conforme as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte. Esse caso reforça a importância de medidas de segurança mais eficazes em áreas próximas a barragens, incluindo avisos mais abrangentes e restrições de acesso para evitar novas tragédias.
- Representantes da Causa Animal criticam uso de animais em rodeio
A realização do Rodeio Internacional do Conesul em Santa Maria tem gerado intensas críticas, por parte de membros de Ongs de Proteção Animal e protetoras independentes, devido ao uso de animais em provas durante períodos de calor extremo. Essa prática levanta sérias preocupações sobre o bem-estar dos animais, que são submetidos a esforços físicos intensos em temperaturas elevadas, aumentando o risco de exaustão, desidratação e até morte. É essencial que os organizadores busquem alternativas mais responsáveis, como ajustes no calendário para evitar o calor excessivo, monitorando a saúde e o bem-estar destes animais. O entretenimento jamais deve se sobrepor ao respeito à vida.








